História, perguntado por Samarinha152, 10 meses atrás

Os conhecimentos técnicos e tecnológicos tiveram sempre difusão por todo o continente africano devido às rotas de comércio entre os diversos paí­ ses africanos e entre as diversas regiões do mundo antigo. [...] A compreensão do fio da história africana é necessária para entendimento do desenvolvimento de conhecimentos técnicos, profissionais e científicos nas diversas regiões africanas, que constituíram um capital cultural significativo e fundamental para a colonização do Brasil, sob o domínio português na forma do escravismo criminoso da mão de obra africana. O acervo de conhecimentos que possibilitou a empresa de produção colonial portuguesa no Brasil é majoritariamente africano. [...] A colonização do Brasil tem como peculiaridade que os portugueses desenvolveram agriculturas tropicais e realizaram a exploração de recursos naturais que não eram do conhecimento europeu. O conhecimento africano viabilizou a colonização europeia nos trópicos. O Brasil, diferente de outros países, como os Estados Unidos ou o Peru, teve como única forma de trabalho o escravismo [...] realizado quase apenas com mão de obra africana. Assim, os africanos ocuparam muitos dos campos da produção, como fonte de conhecimento da base técnica e tecnológica. As imigrações forçadas de africanos para o trabalho compulsório [...] fizeram com que o Brasil tenha recebido uma imensa diversidade de conhecimentos contidos na mão de obra africana de diferentes condições geográficas. Todos os ciclos de produção do Brasil eram de domínio de conhecimento de diversas regiões africanas. (C U N H A JR.. H enrique. Tecnologia africana na form ação b ra sileira. Rio de Janeiro: Ceap, 2010. p. 1 1 .1 5 .1 7 e 20.) 1. Explique a afirm ação do autor de que a tecnologia que se desenvolveu no B rasil no Período Colonial era de domínio africano. 2. Pesquise o que é "capital cultural" e. com base no que você descobriu, explique por que o capital cultural africano foi importante na colonização do Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por BiaBomfim
16
Olá,

1 - Segundo o texto, o Brasil recebeu milhares de Africanos, já que a mão de obra predominante aqui era escrava. Os próprios portugueses aproveitaram do conhecimento africano para adaptação ao clima da América, que era bem diferente do clima Europeu.
O fluxo de mão de obra Africana era tão intenso que gerou uma pluraridade de culturas, e a partir desse intercâmbio de informação adquiriu-se conhecimentos em diferentes condições geográficas.

2 - O Capital Cultural é o que se acumula no conhecimento, educação e cultura. Segundo Bordieu esse capital pode ser coletivo ou individual de uma cultura dominante, mas também pode ser incorporado, como aconteceu no momento em que o Brasil incorporou o Capital Cultural trazido pelos africanos.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes