Os conhecimentos e saberes relacionados ao fenômeno esportivo se demonstram diversos e amplos. Assim, percebemos que trabalhar com a iniciação esportiva é muito mais do que apenas ensinar os fundamentos técnicos de uma modalidade. Abordagens pedagógicas no ensino do esporte são diversas e possibilitam práticas pedagógicas distintas. Conhecimentos sobre aspectos biológicos e fisiológicos são fundamentais, além da compreensão do esporte enquanto fenômeno cultural, social, político. Nesse sentido, lanço seguinte reflexão: De acordo com os saberes já construídos e suas vivências no mundo do esporte, qual o papel do profissional formado em educação física no trabalho com a iniciação esportiva? Quais saberes são relevantes para uma prática pedagógica eficiente e que colabore com a formação do cidadão, antes mesmo de se pensar no “atleta”?
Soluções para a tarefa
1) Qual o papel do profissional formado em educação física no trabalho com a iniciação esportiva?
R. Na prática esportiva durante a iniciação esportiva o o profissional formado em educação física é um dos elementos-chave para que ela se desenvolva com sucesso onde planeja as sessões e tem uma relação muito próxima com os alunos.
Seus modos e formas de proceder se tornam um modelo a seguir, não apenas nos esportes, mas também no humano. O conceito que os treinadores têm sobre o esporte educacional terá um impacto decisivo em sua implementação com os alunos.
2) Quais saberes são relevantes para uma prática pedagógica eficiente e que colabore com a formação do cidadão?
R. As práticas pedagógicas de acordo com zaccagnini (2008) são aquelas que produzem sujeitos a partir de outros sujeitos, os quais devem possuir uma serie de saberes para que a prática pedagógica seja eficiente, dentre os que estão:
- Saberes profissionais: conhecimento é transmitido por instituições de formação.
- Saber disciplinar: conhecimento que corresponde às diferentes disciplinas, diferentes campos do conhecimento.
- Saber curricular: Discursos, objetivos, conteúdos e métodos das instituições escolares categorizam
- Saber experiencial: conhecimentos que se acumulam como resultado da experiência.
- Saber pedagógico: doutrinas ou concepções advindas da reflexão sobre a prática educativa.