Os conflitos no Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial, tiveram como protagonistas os Estados Unidos e o Japão. Elabore uma ficha com os antecedentes e os efeitos socioeconômicos do conflito para cada um desses países.
Soluções para a tarefa
Oie, boa noite!
O Império do Japão possuía uma política expansionista desde o fim do século XIX, somando-se às forças do eixo no ano de 1940, invadindo a Indochina francesa em busca de recursos e matéria prima. O rápido processo de industrialização e militarização do país transformou-o em uma potência mundial, além do amplo domínio marítimo.
Para os Estados Unidos, o período pré-segunda guerra foi marcado por forte recessão econômica, com altas taxas de pobreza e desemprego, devido à Grande Depressão de 1929, com a quebra da bolsa de valores. Com a entrada do país na Segunda Guerra Mundial, o país converteu-se em uma potência bélica, tornando-o uma superpotência ao fim do conflito.
Como forma de tentar impedir os avanços expansionistas japoneses, os EUA impõem uma série de sanções econômicas ao Japão, mas ainda sem entrar no conflito propriamente dito. Porém, com o ataque de Pearl Harbor, os EUA se veem forçados a tomar parte no conflito.