Os conceitos de "populoso" e "povoado" são muito utilizados para se contabilizar o quantitativo populacional de um país. para a geografia, porém, o uso do termo "povoado" tem sido utilizado com mais frequência para análise da organização socioeconômica dos países. Explique o porquê dessa preferência por parte dos estudos geográficos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A própria definição dos termos populoso e povoado expressa a diferença entre eles: populoso refere-se a um determinado lugar que possui elevada população absoluta (número total de habitantes). Já povoado está relacionado ao número de habitantes por quilômetro quadrado, ou seja, à densidade demográfica de um determinado lugar. Usar os termos populoso e povoado como sinônimos é, portanto, errôneo.
O que é um lugar populoso?
Populoso é a classificação dada ao lugar onde há um número elevado de população absoluta, ou seja, um número elevado de habitantes.
População absoluta: quantidade total de habitantes de um determinado lugar.
A China tem uma população total de 1 376 048 943 habitantes e é o país mais populoso do mundo. O país menos populoso é o Vaticano, com uma população de 1000 pessoas.
O que é um lugar povoado?
O termo povoado está relacionado com a distribuição da população em um determinado lugar, ou seja, relaciona-se com a população e a área. A quantidade de pessoas por quilômetro quadrado corresponde ao que chamamos de densidade demográfica. Assim, um país povoado é aquele que possui elevada densidade demográfica.
Densidade demográfica: taxa que corresponde ao número de habitantes por quilômetro quadrado.
Para calcular a densidade demográfica, basta fazer a divisão entre a população total e a área da região em quilômetros quadrados (km²).