Os conceitos de normal e patológico estão amplamente difundidos no senso comum, sem que haja, nesse âmbito, um tratamento propriamente científico sobre eles.
As alternativas abaixo apresentam o olhar filosófico e sociológico sobre os conceitos, EXCETO:
a)Os conceitos de normal e patológico são construções sociais e refletem como cada tempo histórico e cada sociedade pensa sobre a relação entre saúde e doença.
b)Os conceitos de normal e patológico refletem questões que dizem respeito à subjetividade do indivíduo, sua história de vida e como ele se percebe como pessoa.
c)Os conceitos de normal e patológico, como os percebemos hoje, nasceram com a sociedade burguesa e com seu estilo de vida voltado para o trabalho e para a produção.
d)Os conceitos de normal e patológico relacionam-se com relações de poder e, especialmente, o poder disciplinar, que define o que é correto ou não fazer com nosso corpo.
e)Os conceitos de normal e patológico são reflexo da constituição orgânica do corpo e, como tal, não são objeto de estudo de nenhuma das Ciências Humanas.
Soluções para a tarefa
A é verdadeira. Os conceitos de sadio e doentio, assim como os padrões de beleza, variam com o tempo, de modo que o que era sadio para os gregos - como a escravidão - não o é para nós.
B é verdadeira, sendo a realidade subjetiva influenciada pela estrutura material e econômica da sociedade, sendo por ela afetada.
C é parcialmente verdadeira. Os conceitos em si mesmo não nasceram com a sociedade burguesa, mas o modo como o concebemos sim.
D é verdadeira, de modo que os estruturalmente poderosos definem o que deve ser considerado adequado (ou normal).
E é falsa. Tais conceitos se relacionam tanto com a biologia quanto com os valores sociais, sendo objeto de estudo das Ciências Humanas.
Resposta:
E
Explicação:
A CIENCIA BUSCA ESTUDO EM TUDO, UMA RESPOSTA, SEJA POR PATOLOGIA OU COMPORTAMENTO