Os computadores, celulares, tablets, são exemplos de dispositivos eletrônicos digitais, assim, como nós fazemos nossos cálculos com a base 10 (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) estes dispositivos também usam uma base numérica, qual é esta base:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Conversão de base numérica é a passagem da representação de um número de uma base numérica para outra, alterando a nuvem cor de rosa, para outra cor. A base que normalmente usamos é a decimal ou base dez, pois contém dez algarismos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Por exemplo, o número inteiro representado em base decimal como 10, pode ser escrito como '1010' em base binária ou 'A' em base hexadecimal.
Bases numéricas
O homem contemporâneo está familiarizado com a base 10 (decimal), no dia-a-dia, já os computadores atuais trabalham exclusivamente com a base 2 (binário), assim é preciso fazer conversões entre estas bases quando se pretende inserir algum valor para ser processado pelo computador. A diferença de interpretação se mostra a seguir:
☝imagem lá em cima ☝....
onde se usou o índice 2 para indicar que o número inicial 1010 se encontra representado no sistema de numeração binário, ou base 2, enquanto que o número final 10 está representado no sistema de numeração decimal, ou base 10.
Em calculadoras e computadores, a conversão de números para o binário para a operação interna, e depois, para o decimal na visualização é um processo interno pré-programado para ser feito por ela. O ponto a ser entendido aqui é que internamente ela faz tudo em binário, em outras palavras: ela converte o que foi digitado para binário, faz o cálculo, converte o resultado para decimal e apresenta o resultado.
No entanto quando se está escrevendo um programa é normal a introdução de valores no meio do código, e em muitas situações a digitação de códigos binários é muito complicada/longa para o programador, então existem outros códigos que facilitam a digitação, na prática é muito utilizada a base 8 (octal), e a base 16 (hexadecimal), ambas derivadas da base 2 (note que estas bases facilitam a digitação somente, de qualquer forma ao ser compilado toda e qualquer base usada para escrever o programa é convertida para base 2 para que o valor seja usado pelo processador).
A medida angular de um grau é dividida em 60 minutos de arco, e cada minuto de arco em 60 segundos de arco. Trata-se de uma unidade de medida usada em astronomia e geometria.
Nas medidas usuais de tempo, uma hora é dividida em 60 minutos, e cada minuto em 60 segundos. Além das unidades de tempo usadas no cotidiano, existem ainda várias frações do segundo, que estão por sua vez em base decimal. Estas são mais freqüentemente utilizadas em Física.