ENEM, perguntado por Evicelia7235, 10 meses atrás

Os compósitos endurecidos por dispersão são capazes de promover o endurecimento de ligas metálicas, enquantomantêm inalteradas as demais propriedades mecânicas, mesmo quando solicitados a temperaturas relativamenteelevadas. Isso porque não exibem superenvelhecimento, inibem o crescimento de grão e o coalescimento das fasesdispersas. Um exemplo de compósito endurecido por dispersão é o Al-Al2O3, produzido pela sinterização de pó deAlumínio com até 14% de Al2O3. Para a formação desses compósitos, qual deve ser o comportamento químico dosdispersóides em relação à matriz?A Devem ser incapazes de reagir quimicamente com a matriz durante o processo de fabricação e durante o trabalhoem temperaturas elevadas.B Devem ser incapazes de reagir com a matriz quando adicionados em concentrações superiores às da matriz paraobterem as propriedades pretendidas.C Devem possuir reatividade química com a matriz para que ocorra a formação de uma terceira fase com propriedadesotimizadas.D Devem apresentar concentrações similares às da matriz para que se possa dosar as propriedades de ambas as fasesapós a reação com a matriz.E Devem reagir quimicamente com a matriz para formar um composto intermetálico durante o processament

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
0

A alternativa A) traz o comportamento correto.

Para que os compostos sejam formados, os dispersoides não devem reagir com a matriz durante o processo de fabricação.

O problema está no trabalho em altas temperaturas, quanto mais a temperatura, maior a chance do dispersoide reagir com a matriz.

Uma forma de evitar essa reação, é utilizando uma matriz ou um dispersoide muito apolar, enquanto o outro material é polar, assim a chance de reação diminui.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes