Os cogumelos venenosos apresentam sérios riscos a vida dependendo do tipo de toxina que eles produzem. A amatoxina é a mais estudada e a mais letal, qual é o mecanismo de absorção e de ação desta toxina?
(1) Absorção intraperitonial. Inibição da enzima DNA polimerase que atua na divisão nuclear e mitose celular.
(2) Absorção gastrointestinal. Inibição da enzima RNA polimerase que participa de processos fundamentais na síntese de proteínas.
(3) Absorção intradérmica. Estímulo dos receptores colinérgicos de acetilcolina no sistema nervoso parassimpático.
(4) Absorção gastrointestinal. Interação com a actina e assim desestabilizar a ligação entre os monômeros de actina.
(5) Absorção intraperitoneal. Inibição não competitiva da atividade da fosfatase alcalina, g-glutamil transpeptidase e leucina aminopeptidase.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Afirmativa 2.
Explicação:
Após a ingestão, as amatoxinas são rapidamente eliminadas do sangue e distribuídas para o fígado e os rins e não se ligam à albumina. O fígado é o principal órgão alvo da toxicidade dessas moléculas, e os efeitos hepatocelulares representam a manifestação mais letal e menos tratável dessa intoxicação. Isso é atribuído à absorção gastrointestinal das amatoxinas, por isso o fígado é o primeiro órgão a entrar em contato com grande quantidade dessas toxinas.
Os principais estudos toxicológicos concentraram-se nos α- e β-amanitina. O mecanismo de ação dessa toxina está relacionado a sua capacidade de inibir a enzima RNA polimerase, que participa de processos fundamentais na síntese de proteínas e, consequentemente, no metabolismo celular, causando a morte celular e o dano tecidual.
Resposta:
Absorção gastrointestinal. Inibição da enzima RNA polimerase que participa de processos fundamentais na síntese de proteínas.
Explicação: