Os cientistas têm, às vezes, que conceber métodos novos de investigação porque enfrentam problemas que os fazem repensar os fundamentos da teoria. Uma familiaridade apropriada com a Filosofia pode lhes conceder uma certa vantagem porque este é precisamente o que nós fazemos na filosofia: insistimos em pensar racionalmente mesmo quando não há nenhum método conhecido à disposição para pensar racionalmente sobre um dado problema particular. Ao agirmos assim, nós inspiramos cientistas a pensar de forma original e criativa e criar novos métodos racionais de investigação. Nós mapeamos o território possível, por assim dizer, antes que qualquer um possa realmente vir a ele e verificar. Muitos dos resultados científicos atuais eram enigmas filosóficos séculos atrás e é difícil crer que toda a ciência realmente inovadora possa ser feita se nos recusarmos a encarar os enigmas filosóficos baseando-nos no fato de que esses enigmas não são científicos, que não são problemas bem comportados. Qual autor afirma tal citação?
Soluções para a tarefa
A citação é do filósofo Desidério Murcho na obra "A ciência precisa da filosofia?", que procura recolocar o olhar humano voltado para a prática e cientificidade da filosofia.
Filosofia e Ciência
Embora não possamos considerar a filosofia como uma ciência, pois não possui comprovação empírica, nem por isso podemos descartar a importância do pensamento lógico desenvolvido pelos filósofos.
É a filosofia que ensina aos cientistas a fazerem ciência, ao ser responsável por dirigir, não só seus qustionamentos, como também, na racionalidade de pesquisa. Isso quer dizer que, é a filosofia quem instiga as perguntas, como sempre o fez, e é ela também que, com seu rigor proposicional, corrobora com as respostas e significados obtidos.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre Filosofia e Ciência em: brainly.com.br/tarefa/16162746
#SPJ1