Os cientistas costumam ser vistos do lado de fora da associação como sábios, com mentes capazes de resolver os problemas práticos mais complicados. Curar o câncer, acabar com os problemas cardíacos, resolver os problemas mentais. Juan Lerma (Moral de Calatrava, Ciudad Real, 1955) é um dos neurocientistas mais importantes da Espanha, um dos sábios que deveriam nos ajudar a consertar o cérebro e, entretanto, ele mesmo reconhece que após uma longa carreira somente no final começou a estudar os desequilíbrios moleculares que estão por trás de doenças como a epilepsia, o autismo e a síndrome de Down.
MEDIAVILLA, Daniel. O cérebro tem doenças que afetam a alma, te destroem como indivíduo. Disponível em: . Formação Sociocultural e Ética: Textos Selecionados. Unicesumar, 2020.
A partir da leitura na íntegra do texto O cérebro tem doenças que afetam a alma, te destroem como indivíduo, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. O cientista Juan Lerma destaca que compreender o funcionamento do cérebro é um processo relativamente rápido se comparado aos estudos que levaram a compreensão dos demais órgãos do corpo humano.
II. Para Lerma, a inteligência artificial será capaz de contribuir com: a modelagem das zonas cerebrais, com a compreensão sobre como elas funcionam e com a identificação de certos tipos de alterações nas referidas regiões do cérebro.
III. De acordo com o cientista espanhol, o aumento da sobrevivência em relação ao câncer de mama só foi possível em virtude do sucesso da pesquisa científica e do conhecimento sobre o funcionamento cerebral.
IV. Lerma afirma que pouco se sabe sobre o funcionamento global do cérebro, o que se tem conhecimento é a respeito de propriedades e estruturas moleculares. Quando elas atuam em conjuntos surgem mecanismos emergentes que não podem ser previstos.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F, F.
Alternativa 2:
F, V, F, F.
Alternativa 3:
V, F, V, V.
Alternativa 4:
F, V, V, V.
Alternativa 5:
F, V, F, V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Acredito ser a Alternativa 5:
F, V, F, V.
Explicação:
Resposta: FVFV
Explicação:
I.( F) O cientista Juan Lerma destaca que compreender o funcionamento do cérebro é um processo relativamente rápido se comparado aos estudos que levaram a compreensão dos demais órgãos do corpo humano.
No caso do cérebro, ao contrário de outros órgãos, estamos a anos-luz de ter esse conhecimento.
II.(V) Para Lerma, a inteligência artificial será capaz de contribuir com: a modelagem das zonas cerebrais, com a compreensão sobre como elas funcionam e com a identificação de certos tipos de alterações nas referidas regiões do cérebro.
Neste exato momento, há uma espécie de revolução com a inteligência artificial, que ajudará muito a entender o cérebro porque permitirá modelar as zonas cerebrais, entender como funcionam e ver quando determinados padrões são alterados.
III.(F) De acordo com o cientista espanhol, o aumento da sobrevivência em relação ao câncer de mama só foi possível em virtude do sucesso da pesquisa científica e do conhecimento sobre o funcionamento cerebral
No câncer, a guerra contra o câncer de Nixon, que começou nos anos setenta, não acabou com a doenças, mas após tantos anos de pesquisa a mortalidade diminuiu drasticamente. A sobrevivência no câncer de mama que antes era baixíssima agora ronda os 80% e isso é um sucesso da pesquisa científica e do conhecimento, da utilidade de conhecer os caminhos de sinalização das células e oncogenes quando se coloca ao trabalho do desenvolvimento de fármacos.
IV. (V)Lerma afirma que pouco se sabe sobre o funcionamento global do cérebro, o que se tem conhecimento é a respeito de propriedades e estruturas moleculares. Quando elas atuam em conjuntos surgem mecanismos emergentes que não podem ser previstos
Em última instância, o que acontece é que ainda conhecemos muito pouco, sobretudo a respeito do funcionamento global do cérebro. Conhecemos propriedades moleculares, a estrutura... Mas, quando você coloca neurônios para trabalhar juntos, surgem propriedades emergentes que você não pode prever, que são as que fazem com que o cérebro funcione como funciona, e tudo se complica.