História, perguntado por pedreiro865, 8 meses atrás

Os ciclos de cheia do rio Nilo acabavam ditando a rotina de vida dos trabalhadores egípcios no trabalho. O ritmo da vida egípcia era rigorosamente repetido: de fim de julho a meados de novembro, quando o vale estava inundado, não se faziam trabalhos agrícolas, era o período dedicado à construção das edificações monumentais e às expedições ao Sul. Sobre o papel do rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que: *

1 ponto

a) permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade política e o domínio simbólico dos faraós. A criação de diques e barragens foram fundamentais para regular a vazante de água e evitar a inundação na época de cheias.

b) sua maior importância era servir de meio de transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em toda a África. Como a comunicação pelo deserto era díficil, o Nilo que não apresenta nenhuma catarata é perfeito para esse tipo de função.

c) suas cheias significavam um momento de instabilidade política e econômica, uma vez que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada. Assim a vida no Egito precisava ser adaptada. Plantios e colheitas deveriam ser feitos em uma única estação.

d) a capacidade e o volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia. Por conta desse ciclo que não era possível prever nem organizar, as dificuldades econômicas eram constantes.

Alguem sabe?​

Soluções para a tarefa

Respondido por carlosmarinho1404
6

Resposta:

letra A

Explicação:

Hoje, no início do século 21, o Egito conta com mais de 70 milhões de habitantes, sendo o mais populoso dos países de cultura árabe. E, exatamente como na Antiguidade, a maioria de sua população está concentrada em apenas 4% do território, às margens do rio Nilo.

Por se localizar numa região desértica - o nordeste da África -, o Egito sempre teve a sua vida ligada às águas desse rio e aos seus períodos de cheia, durante os quais o solo das margens é fertilizado, tornando possível o desenvolvimento de uma agricultura capaz de sustentar enormes contingentes populacionais. Por esse motivo, na Antiguidade o Egito era conhecido como o "Celeiro do Oriente".

Nos últimos séculos do 5º milênio a. C., com o processo de desertificação do norte da África e a formação do deserto do Saara, as populações nômades e seminômades da região foram atraídas para as margens do rio Nilo. A ocupação da bacia do Nilo ocorreu a partir da migração sucessiva de tribos vindas das regiões da Líbia (a oeste), da Etiópia (a leste) e da Palestina (no Oriente Médio), que acabaram formando a população egípcia.


estudos9953: a resposta é a A B
estudos9953: confia fiz no classroom
Respondido por anacarolinesilva20
15

Resposta:

1) LETRA  A

Permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade política e o domínio simbólico dos faraós. A criação de diques e barragens foram fundamentais para regular a vazante de água e evitar a inundação na época de cheias.

2) LETRA  B

Apenas II e III.

I - Na base da sociedade, encontrava-se o rio Nilo, cujas águas podiam ser aproveitadas para o cultivo sem necessidade de técnicas específicas nem aprimoramento de organização social.(ERRADA)

II - O ecossistema do Nilo tinha como um dos elementos o sol, o qual está representado na figura de um deus, com disco solar sobre a cabeça, transmitindo a ideia de que ele ilumina e aquece o rio, a terra e os homens.(CERTA)

III - As árvores frutíferas e as cenas de plantio e colheita ocupam o centro da pintura, indicando a importância tanto das águas do rio quanto da luz da divindade solar para o ecossistema.(CERTA)

IV - A pintura é uma representação alegórica e não realista, não indicando informação sobre a estrutura política e administrativa (o faraó e seus funcionários), por isso não serve como fonte para o estudo da história e sociedade egípcias.(ERRADA)

Espero ter ajudado <3


silvacarloseduardoxa: Vlw
anacarolinesilva20: ;)
Perguntas interessantes