Os ciclos de cheia do rio Nilo acabavam ditando a rotina de vida dos trabalhadores egípcios no trabalho. O ritmo da vida egípcia era rigorosamente repetido: de fim de julho a meados de novembro, quando o vale estava inundado, não se faziam trabalhos agrícolas, era o período dedicado à construção das edificações monumentais e às expedições ao Sul. Sobre o papel do rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que: *
1 ponto
a) permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade política e o domínio simbólico dos faraós. A criação de diques e barragens foram fundamentais para regular a vazante de água e evitar a inundação na época de cheias.
b) sua maior importância era servir de meio de transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em toda a África. Como a comunicação pelo deserto era díficil, o Nilo que não apresenta nenhuma catarata é perfeito para esse tipo de função.
c) suas cheias significavam um momento de instabilidade política e econômica, uma vez que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada. Assim a vida no Egito precisava ser adaptada. Plantios e colheitas deveriam ser feitos em uma única estação.
d) a capacidade e o volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia. Por conta desse ciclo que não era possível prever nem organizar, as dificuldades econômicas eram constantes.
Soluções para a tarefa
Sobre o papel do rio Nilo na sociedade no Egito Antigo, é correto o que se afirma em: Alternativa A:
- Permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade política e o domínio simbólico dos faraós [...]
O rio Nilo foi fundamental no nascimento da civilização egípcia e marcou, ao ritmo de suas estações, a vida de quem vivia em suas margens.
O Nilo fornecia generosamente água e alimentos necessários para a subsistência dos egípcios, e seu curso era o principal meio de transporte de pessoas e mercadorias por todo o país.
Com mais de 6.600 km de comprimento, o Nilo é o maior rio do continente africano. As cheias anuais do Nilo marcaram o ritmo de vida dos seus habitantes durante milénios, até que a construção da grande barragem de Aswan em 1970 extinguiu para sempre o ciclo anual de cheias.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/39890788
Resposta:
1) LETRA A
Permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade política e o domínio simbólico dos faraós. A criação de diques e barragens foram fundamentais para regular a vazante de água e evitar a inundação na época de cheias.
2) LETRA B
Apenas II e III.
;-;