OS CHINESES E O MITO DO OVO CÓSMICO
De acordo com a mitologia da CHINA ANTIGA o mundo e todas as coisas que fazem parte dele nasceram de um único ovo
CÓSMICO.
De início, o céu era a superfície interna da casca; a terra era a gema do ovo; e a clara, o oceano que cercava a terra. No centro do ovo habitava o gigante Pan Ku. ele teria adormecido durante milhares de anos e não percebeu que estava crescendo. quando Pan Ku acordou, esticou os braços e as pernas , quebrando a casca do ovo. Assim, o céu se distanciou da terra.
Pan Ku continuou crescendo e aumentou ainda mais a distância entre o céu e a terra. Mas, durante muitos anos, ele sustentou o céu sobre a terra. Quando Pan Ku finalmente Descansou, sua cabeça transformou-se em uma grande montanha Sagrada, seus olhos deram origem ao Sol e a Lua, seus cabelos tornaram-se árvores e seu sangue formou os rios. Do suor dele, surgiu as chuvas e da pele, o solo. Os pequenos animais que habitavam o corpo de Pan Ku, como Pulgas e piolhos, deram origem aos seres humanos .
1. chinês e China são palavras criadas por estrangeiros para denominar esse povo e a região que habitam, mas não é modo como os chineses chamavam a si mesmo. A cerca de 2600 anos, ele se autodenominavam zhongguo, que significa "país" (guo) do "meio" (zhong). como esse nome pode ser relacionado ao mito do ovo cósmico?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Existem várias explicações sobre o surgimento da Terra, isso sempre fez parte da curiosidade do homem ao longo da história, seja no passado ou mesmo no presente. Muitas foram as explicações dadas. Diante disso os antigos chineses, através de sua mitologia, elaboraram aquilo que eles acreditavam ser o Universo e o planeta Terra. Dentro da mitologia chinesa o Universo é explicado com um ovo posicionado na vertical.
O céu era semelhante a uma tigela côncava que corresponde à superfície interna da casca. A Terra, descrição dada pelos chineses, era semelhante a uma gema de ovo, que desloca sobre o oceano primitivo, que completava a parte encontrada por de baixo da casca.
No centro do ovo habitava Pan-Ku, esse era um gigante que no decorrer de dezoito mil anos aumentou seu tamanho diariamente em muitos metros. Com o crescimento de Pan-Ku, a casca do ovo rompeu e quebrou, distanciando o céu da Terra, até levar Pan-Ku à morte.
A cabeça de Pan-Ku transformou-se em uma grande montanha sagrada, os olhos deu origem ao sol e também à lua, e os cabelos do gigante tornaram-se árvores.
Explicação:
Olá, tudo bem?!
ºExistem várias explicações sobre o surgimento da Terra, isso sempre fez parte da curiosidade do homem ao longo da história, seja no passado ou mesmo no presente. Muitas foram as explicações dadas. Diante disso os antigos chineses, através de sua mitologia, elaboraram aquilo que eles acreditavam ser o Universo e o planeta Terra. Dentro da mitologia chinesa o Universo é explicado com um ovo posicionado na vertical.
°O céu era semelhante a uma tigela côncava que corresponde à superfície interna da casca. A Terra, descrição dada pelos chineses, era semelhante a uma gema de ovo, que desloca sobre o oceano primitivo, que completava a parte encontrada por de baixo da casca.
°No centro do ovo habitava Pan-Ku, esse era um gigante que no decorrer de dezoito mil anos aumentou seu tamanho diariamente em muitos metros. Com o crescimento de Pan-Ku, a casca do ovo rompeu e quebrou, distanciando o céu da Terra, até levar Pan-Ku à morte.
ºA cabeça de Pan-Ku transformou-se em uma grande montanha sagrada, os olhos deu origem ao sol e também à lua, e os cabelos do gigante tornaram-se árvores.
(Mas dentre a sua pergunta, o nome original da china se relaciona com o mito do ovo cósmico na medida que, tanto a china quanto o ovo, estão no centro de toda a criação.)
Enfim, desejo bons estudos a você!