Os chamados Estados Nacionais Modernos emergiram na Europa a partir do final da Idade Média, sendo que os primeiros casos datam do século XII e apresentam características bastante peculiares. A respeito desse tema, assinale o que for correto.
01) A ascensão dos Estados Nacionais Modernos correspondeu ao fim do absolutismo, uma forma secular de monarquia existente na Europa. A partir de então, todos os monarcas passaram a governar sob os limites de constituições que delimitavam os direitos e as funções dos reis.
02) A partir das unificações regionais que deram origem aos Estados Nacionais Modernos, as forças militares acabaram perdendo espaço. Na medida em que a figura do monarca simbolizava a ideia de nação e a identidade nacional, os exércitos perderam sentido e foram paulatinamente enfraquecendo ao longo dos séculos XVII e XVIII.
04) Portugal foi o primeiro país europeu a se unificar em torno do que se entende por um Estado Nacional Moderno. Tal primazia se deu pelo esforço coletivo dos portugueses na reconquista cristã da Península Ibérica, então marcada pela presença dos árabes.
08) A não formação de quadros burocráticos especializados foi um fator decisivo para o fracasso dos Estados Nacionais Modernos e que levou aos processos revolucionários dos séculos XVIII e XIX que puseram ao fim tal modelo. Geralmente, os monarcas indicavam parentes ou amigos para a gestão pública.
16) A organização administrativa, a unificação de taxas e leis e a liberdade comercial no espaço do reino, são fatores que explicam o apoio da nascente burguesia aos processos de centralização política que levou a formação dos Estados Nacionais Modernos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
04+16=20
Explicação:
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
Português,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás