Os certinhos e os seres do abismo Luis Fernando Veríssimo Era assim no meu tempo de frequentador de aulas (“estudante” seria um exagero), mas não deve ter mudado muito. A não ser quando a professora ou o professor designasse o lugar de cada um segundo alguma ordem, como a alfabética – e, nesse caso, eu era condenado pelo sobrenome a sentar no fundo da sala, junto com os Us, os Zs e os outros Vs –, os alunos se distribuíam pelas carteiras de acordo com uma geografia a social espontânea, nem sempre bem defi nida, mas reincidente. Na frente, sentava a Turma do Apagador, assim chamada porque era a eles que a professora recorria para ajudar a limpar o quadro-negro e os próprios apagadores. Nunca entendi bem por que se sujar com pó de giz era considerado um privilégio, mas a Turma do Apagador era uma elite, vista pelo resto da aula como favoritos do poder e invejada e destratada com a mesma intensidade. Quando passavam para os graus superiores, os apagadores podiam perder sua função e deixar de ser os queridinhos da tia, mas mantinham seus lugares e sua pose, esperando o dia da reabilitação, como todas as aristocracias tornadas irrelevantes. Não se deve confundir a Turma do Apagador com os Certinhos e os Bundas de Aço. Os Certinhos ocupavam as primeiras fileiras para não se misturarem com a Massa que sentava atrás, os Bundas de Aço para estarem mais perto do quadro-negro e não perderem nada. Todos os apagadores eram certinhos mas nem todos os certinhos eram apagadores, e os bundas de aço não eram necessariamente certinhos. Muitos bundas de aço, por exemplo, eram excêntricos, introvertidos, ansiosos – enfim, esquisitos. Já os Certinhos autênticos se definiam pelo que não eram. Não eram nem puxa-sacos como os Apagadores, nem estranhos como os bundas de aço, nem medíocres como a Massa, nem bagunceiros como os Seres do Abismo, que sentavam no fundo, e sua principal característica eram os livros encapados com perfeição. Atrás dos apagadores, dos certinhos e dos bundas de aço ficava a Massa, dividida em núcleos, como o Núcleo do Nem Aí, formado por três ou quatro meninas que ignoravam as aulas, davam mais atenção aos próprios cabelos e, já que tinham esse interesse em comum, sentavam juntas; o Clube de Debates, algumas celebridades (a garota mais bonita da aula, o cara que desenhava quadrinho de sacanagem) e seus respectivos círculos de admiradores, e nós do Centrão Desconsolado, que só tínhamos em comum a vontade de estar em outro lugar. E no fundo sentavam os Seres do Abismo, cuja única comunicação com a frente da sala eram os ocasionais mísseis que disparavam lá de trás e incluíam desde o gordo que arrotava em vários tons até uma proto-dark, provavelmente a primeira da história, com tatuagem na coxa.
1- O texto constroi uma imagem dos alunos presentes na sala. Apresente caracteristicas para cada um dos grupos.
a. Turma do apagador
b.Certinhos
c.Bundas de Aço
d.Massa
e.Seres do Abismo
2-Retire do texto sinonimos para as palavras ou expressoes:
a.extravagante exquisito
b.acanhado inibido
c.aflito agoniado
d.vulgar de pouco valor
3-O nome de cada grupo e expresso com letra maiuscula. Por que o autor se utiliza desse recurso?
Soluções para a tarefa
b Os certinhos ocupavam as primeiras fileiras para não se misturarem com a massa .
c Os bundas de aço eram os alunos que sentavam perto do quadro negro para nao perderem nada , eles eram bem estudiosos
d A massa eram aqueles alunos medíocres
e Seres do abismo eram aqueles que não queriam nada na vida .
2 Excepcional
b Envergonhado
c Apreensivo
d Banal
3 Para dar ao leitor uma informação mais atribuida sobre o assunto dado .
Espero ter ajudado !
Atribuindo características para cada um dos grupos, temos:
a) A turma do apagador ajudavam os professores a limpar o quadro
b) Os certinhos ocupavam as primeiras fileiras para não se misturarem com a massa.
c) Os bundas de aço eram os alunos que sentavam perto do quadro negro para não perderem nada.
d) A massa era formada por pessoas que não queriam estudar
e) Seres do abismo ficavam no fundo, não queriam nada com nada
Retirando do texto sinônimos para as respectiva palavras, temos:
a) Estranho
b) Tímido
c) Ansioso
d) ordinario
3) O nome de cada grupo é expresso com letra maiúscula para para dar destaque ao titulo de cada grupo para facilitar a leitura.
Para respondermos essa questão, precisamos aprender um pouco mais sobre sinônimos e o que é uma característica?
O que é sinônimo?
Sinônimo é quando um palavra tem o mesmo sentido e significado de outra
- Exemplo: Desdenhar e desprezar, transferir e mandar, chutar e pontapear
O que é característica?
Característica é um dos elementos que ajuda na compreensão de uma ideia, conceito e também da noção de alguma coisa.
- Exemplo: Eu sempre durmo às 18:00. Isso é uma característica minha
Tendo isso em mente, vamos para as perguntas:
- No texto fala que A Turma do Apagador eram aqueles que ajudavam a professora a apagar a lousa, ou seja, essa era a característica deles. Os Certinhos sentavam na frente, pois não queriam se misturar com as pessoas de trás. Os Bundas de Aço sentavam perto do quadro, pois não queriam perder nada. Os Seres do Abismo eram aqueles que sentavam no fundo e sua principal característica eram os livros bem encapados. A Massa por outro lado era dividida em núcleos, o núcleo do Nem Aí era formado por três meninas que ignoravam as aulas, seguido do núcleo Clube de Debates que tinha a pessoa mais bonita da sala e outra pessoa que ficava fazendo quadrinhos.
- Esquisito é a mesma coisa que estranho, acanhado é a mesma coisa que tímido, aflito é a mesma coisa que ansioso e vulgar é a mesma coisa que ordinário
- Geralmente atribuímos letras maiúsculas em palavras para darmos destaque a essas palavras, facilitando assim a leitura e a compressão do texto
Aprenda mais sobre sinônimos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/7270665
#SPJ2