Geografia, perguntado por LuciaMaria2234, 1 ano atrás

"Os centros produtores de petróleo da região do mar Cáspio têm a opção de escoar seu produto pelos oleodutos construídos em Baku. Contudo, o transporte por esse meio custa entre 1 e 2 dólares o barril, enquanto por navio é possível pagar 20 centavos de dólar pela mesma quantidade transportada.O problema é a falta de opção marítima. O único trajeto possível é pelo estreito de Bósforo, [...] com 30 quilômetros de comprimento e apenas 1 quilômetro de largura [...]. Com o crescimento da produção petrolífera do mar Cáspio, esse estreito caminho pelo meio de Istambul tende a ficar congestionado, aumen­tando o risco de colisões."RODRIGUE, Jean-Paul; C0MT0IS, Claude; SLACK, Brian.The geography of transport Systems. Nova York: Routledge, 2006.a) Que mares o estreito de Bósforo interliga?b) Por que uma parte do escoamento do petróleo da região do mar Cáspio é feita por oleodutos, apesar de ser uma opção mais cara que o transporte marítimo?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
4
Olá, tudo bem?

Bósforo liga o mar de Mármara e o Mar Negro. Tem em torno de 30 quilômetros de comprimentos e 700 metros de largura. O estreito fica na cidade de Istambul.

Por ter uma área bem pequena o estreito não comporta muitos navios, afinal ele tem apenas 700 metros de largura, e tem um limite físico que deve ser respeitado. Colisões podem aumentar o custo significativamente e juntamente poluir o meio ambiente de formas até irreversíveis. O oleoduto, apesar de ser uma alternativa mais cara, é uma alternativa viável para esse problema em específico.
Perguntas interessantes