Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes no planeta, sendo que a cada ano a fotossíntese converte mais de 100 bilhões de toneladas métricas de CO2 e H2O em celulose e outros produtos vegetais. Alguns carboidratos, como o açúcar e amido, são os principais elementos da dieta em muitas partes do mundo, e sua oxidação é a principal via de produção de energia na maioria das células não fotossintéticas (NELSON; COX, 2014). Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O amido é um monossacarídeo que está presente principalmente no músculo esquelético e no fígado.
PORQUE
II- Os monossacarídeos são insolúveis em água e não têm sabor nem poder redutor, sendo que o amido é o mais importante monossacarídeo de reserva das células animais.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa B: As asserções I e II são proposições falsas
Explicação:
O amido é um polissacarídeo formado pela união de moléculas de α-glicose da amilose e da amilopectina, sendo armazenado em diferentes órgãos vegetais.
O amido é o polissacarídeo usado pelas plantas como reserva de energia, ele é formado por glicose, que é um monossacarídeo que também pode ser usado pelos animais para produzir glicogênio e armazenar energia nos músculos e no fígado. São sempre substâncias polares e solúveis em água (alternativa B).
E para que serve a glicose?
É a principal fonte de energia dos seres vivos, tanto para os aeróbicos como para os anaeróbicos, podendo ser degrada em processos enzimáticos ou por fermentação, em ambos os processos há produção de energia.
Venha estudar mais sobre os carboidratos
https://brainly.com.br/tarefa/522017