Biologia, perguntado por jumarquesc, 10 meses atrás

"Os carboidratos são alimentos que fornecem energia ao organismo. Dentro deste grupo energético estão os cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc.), os tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc.) e os açúcares (mel, frutose, etc.). Eles são divididos em três grupos principais, sendo eles os monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os dois primeiros são conhecidos como carboidratos simples, já os polissacarídeos são denominados carboidratos complexos."

Disponível em: < https://www.todabiologia.com/saude/carboidratos.htm>. Acesso em: 21 jun. 2018.



Com base nas informações apresentadas, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas proposta:



I. Os carboidratos, em quantidade adequada na dieta, permitem a otimização da utilização dos aminoácidos para a síntese de proteínas



PORQUE



II. Os carboidratos são compostos por ácidos graxos essenciais que colaboram com a função imunológica, especialmente importante em períodos de cargas elevadas de treinos.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a.
A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.

b.
As proposições I e II são falsas.

c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa da asserção I.

d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa da asserção I.

e.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. Correto


Segundo dados obtidos de uma matéria da VEJA: "O baixo consumo de proteína pode exercer efeitos negativos no corpo, como queda de cabelo, rachaduras na pele e até perda de peso, à medida que a massa muscular diminui. Por causa disso, muitas pessoas recorrem ao consumo controlado para fortalecer os músculos e evitar as consequências de uma dieta pobre no nutriente. No entanto, segundo artigo da BBC, apesar de existir esta associação — que não está incorreta –, os efeitos colaterais de não consumir proteína em quantidade suficiente são raros e ocorrem, principalmente, em quem apresenta distúrbios alimentares".

Disponível em: . Acesso em 21 jun. 2018.



Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:



I. Sabe-se que o consumo excessivo de proteínas não traz benefícios adicionais e, pior ainda: esse excesso de proteínas pode levar a um aumento na gordura corporal, por todo excesso energético se converter em gorduras.

II. Existe um efeito deletério causado pelo consumo excessivo de proteína, conhecido como "aumento na formação de ureia" que sobrecarrega o útero e os ovários.

III. Existe um outro efeito deletério causado pelo consumo excessivo de proteína, conhecido como "aumento da diurese" que se apresenta como consequência da absorção de água pelo organismo e inchamento das células.

IV. O uso excessivo de proteínas só é percebido em atletas que praticam exercícios físicos. Em pessoas comuns e sedentárias, há um enorme benefício no consumo deste ingrediente, podendo representar praticamente 99% da dieta durante meses.

Agora, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a.
Apenas a afirmativa IV está correta.

b.
Apenas a afirmativa III está correta.

c.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

d.
Apenas a afirmativa I está correta. Correto

e. Incorreta

"Ao iniciar o estudo da avaliação nutricional, faz-se necessário apropriar-se de alguns conceitos, começando pelo significado de avaliação, de estado nutricional e, por fim, de avaliação do estado nutricional. Assim, avaliar, de acordo com o dicionário de Aurélio Buarque, significa: “julgar”; “fazer apreciação”, ou seja, comparar resultados com referências, parâmetros e valores cientificamente, tecnicamente ou politicamente aceitos. Para o conceito de “estado nutricional”, adotamos o proposto por Vasconcelos (2008), por incorporar a dimensão biológica (manifestação biológica sobre o corpo da relação entre consumo e as necessidades nutricionais) e social (manifestação biológica das relações que se operam sobre o corpo no interior da sociedade). Dessa forma, o autor conceitua estado nutricional como a síntese orgânica das relações entre o homem, a natureza e o alimento, as quais se estabelecem no interior de uma sociedade".

Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2018.



Com base nas informações apresentadas, avalie as seguintes asserções e a relação entre elas proposta:



I. Muitos parâmetros da Avaliação Nutricional de indivíduos fisicamente ativos, especialmente de atletas, são de difícil interpretação.



PORQUE



II. Existem especificidades em cada modalidade que levam a adaptações metabólicas distintas e, claro, nunca podemos nos esquecer da individualidade biológica.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa da asserção I. Correto

Soluções para a tarefa

Respondido por katiasales93
27

1- Os carboidratos...   e)  A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.

2- Segundo dados...  d) Apenas a afirmativa I está correta.

3- Ao iniciar o estudo...  a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa da asserção I.

Respondido por nutricionistamoderno
14

Resposta:

1 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.

2 - Apenas a afirmativa I está correta.

3 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa da asserção I.

Explicação:

1 - Os carboidratos colaboram com  a função imunológica, especialmente importante em períodos de  cargas elevadas de treinos.

2 - Efeitos deletérios:  I) aumento na formação de ureia, sobrecarregando o fígado  (onde a ureia é sintetizada) e os rins (onde é eliminada); II) aumento da diurese, consequente da maior excreção de  ureia, e, eventualmente, aumento de perdas de líquidos; III) elevação da taxa de formação de amônia, componente  tóxico ao organismo.

3 - A recomendação que mais se vê, referente a parâmetros de comparação  de resultados, seja de composição corporal ou de exames bioquímicos  de atletas, é para que o atleta seja seu próprio controle, ou seja: cada  resultado deve ser comparado com resultados anteriores do mesmo  indivíduo, e não apenas com tabelas de referência padrão. Manter um  contato próximo com o atleta e fazer avaliações periódicas e contínuas e  os ajustes necessários, sempre em conjunto com a equipe multidisciplinar,  são o melhor caminho para que os objetivos sejam alcançados.

Perguntas interessantes