Os carboidratos apresentam como função principal sua associação com o fornecimento de energia. Após o consumo, durante o processamento no sistema digestório, a maioria dos carboidratos são degradados e o monossacarídeo resultante é absorvido pelo epitélio intestinal e levado para outras células do organismo funcionando como combustível.
KAMEI, Márcia Cristina de Souza Lara. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sobre o processo de uso dos monossacarídeos como fonte de energia, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
São exclusivamente metabolizados por via aeróbia e constituem uma rede complexa de vesículas que são encaminhadas para a digestão.
Alternativa 2:
São exclusivamente metabolizados por via anaeróbia, constituído por uma rede de filamentos proteicos que formam uma
trama.
Alternativa 3:
A degradação aeróbica dos monossacarídeos requer a presença de complexo de Golgi o que lhes conferem maior resistência
mecânica.
Alternativa 4:
A degradação da glicose por via aeróbica ocorre em cinco etapas: glicólise, formação do acetil-CoA, ciclo do ácido cítrico, cadeia transportadora de elétrons e fosforilação oxidativa.
Alternativa 5:
Sua degradação rende 20 moléculas de ATP. Ocupam maior parte do citoplasma reduzindo o citoplasma funcional a uma pequena faixa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Resposta 3
O processo de uso dos monossacarídeos como fonte de energia está associado à utilização da glicose para a produção de energia em etapas específicas (Alternativa 4).
A degradação da molécula de glicose para a produção de ATP, ocorre de forma bastante específica, gerando 36 moléculas de ATP a cada molécula, por meio das etapas:
1) Glicólise: quebra da glicose no citosol, formando-se piruvato.
2) Formação do acetil-coA, que servirá de matéria-prima para o Ciclo de Krebs.
3) Ciclo do Ácido Cítrico (Ciclo de Krebs): utiliza-se acetil-coA, para a formação de CO2 e elétrons, que serão transportados para a cadeia respiratória.
4) Cadeia Transportadora de elétrons: elétrons irão permitir a cadeia de prótons.
5) Fosforilação Oxidativa: utilização do gradiente de prótons para a movimentação da bomba de ATP-sintase, formando-se ATP.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/39721433