Os capítulos Educação e democracia e A cartilha neoliberal do livro: Organização da Legislação da Educação apresentam elementos importantes que nos levam para a reflexão e compreensão da educação brasileira na atualidade. Elabore uma análise crítica, a partir dos capítulos mencionados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Educar envolve muitas ações voltadas para o aprendizado e posturas voltadas a dar exemplo, pois também se aprende pelo espelhamento. Educação e democracia podem até parecer antagônicas, quando olhada sob o olhar da escola atual (obedecemos e cumprimos as expectativas) e todos que não se encaixam são excluídos. Educar para a democracia pede-se o letramento nas disciplinas (aplicação prática dos conteúdos) nas rotinas de modo a libertar o cidadão social e político, para que ele possa refletir e fazer escolhas conscientes (não boas ou más, mas conscientes).
O sistema de ensino brasileiro atual está moldado aos interesses econômicos de grandes empresários, que precisam de mão de obra obediente, multirarefa, não questionadora. A escola por ser financiada por estes recursos (recursos passados sob a forma de impostos ao Estado, e repassados às Escolas como recursos públicos) precisa seguir uma agenda pública em educação, pré-determinada para a manutenção do status de todos (cada um em seu lugar – investidores investindo e trabalhadores trabalhando), perpetuando os ciclos.
Quando se observa a escola como um ambiente onde é necessário ter liberdade e autonomia, gestão participativa ,vemos apenas escalas de obediência e hierarquia (sempre alguém manda em alguém). Há muito a se fazer, em todas as escalas, mas o primeiro passo e conscientização de professores que as aulas bagunçadas (mesas fora do lugar, discussões de ponto de vista, avaliação pela criatividade de linguagem) também confirmam o repasse de conteúdo e principalmente formam o cidadão.
Explicação: