Os capilares podem ser classificados em contínuos, fenestrados e sinusoides.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Capilares sanguíneos
Capilares sanguíneos são vasos sanguíneos que apresentam um calibre reduzido, e destacam-se por ser locais de trocas de substâncias entre sangue e líquido intersticial.
Capilares contínuos: Nesses capilares observa-se que o endotélio é contínuo, não apresentando nenhuma interrupção. Encontra-se nos tecidos musculares, tecidos conjuntivos, tecido nervoso e glândulas exócrinas.
Capilares fenestrados: Nesses capilares observa-se que as células endoteliais apresentam uma camada contínua, porém ocorre a presença de poros ao longo da camada. Esses poros podem estar ou não cobertos por um diafragma, que é a espécie de uma membrana fina. Esses capilares podem ser observados em órgãos (como o intestino, pâncreas e rim) e em glândulas endócrinas.
Capilares sinusoides: Nesses capilares observa-se a presença de intervalos entre as células, ou seja, verifica-se uma camada descontínua. O trajeto desses capilares é tortuoso, e seu diâmetro é relativamente maior do que o observado em outros capilares. Podem ser observados na medula óssea, no baço e no fígado.