Os Burros Espertos
Dizem que os burros são tolos. Mas não devemos acreditar totalmente nisso. Essa história nos mostra que nem sempre é assim.
Um lavrador tinha dois burros. Para que não fugissem, resolveu amarrá-los em uma só corda, cada um em uma extremidade. Depois de algum tempo, os dois começaram a sentir fome. A comida estava perto. Grandes montes de feno estavam ao alcance de sua visão. Os dois tentaram chegar até eles. A corda era muito curta e, puxando cada qual para o seu lado, nenhum dos dois conseguia alcançar o seu monte de feno. Então compreenderam que o melhor era sentar e dialogar. Talvez juntos conseguissem encontrar uma solução.
Assim o fizeram. Durante um bom tempo, estiveram a dar voltas ao assunto, sem conseguir encontrar um jeito de chegar ao feno. Por fim, disse um deles:
- Vamos ver! Nós dois estamos com fome. A corda que nos une é muito curta e não podemos ir cada um para o seu lado. Por que não vamos juntos para o primeiro monte de feno? Assim, ambos poderíamos comer dele e depois provar o segundo. Dessa forma, comeríamos a quantidade habitual.
- Boa ideia! admitiu seu companheiro.
Pondo em prática a sugestão, banquetearam-se ambos, apesar da corda com que haviam sido amarrados. Mostraram, dessa forma, que os burros não são tão burros quanto parecem.
Questão: 1 de 12
Por estarem amarrados juntos, os burros, depois de algum tempo, não conseguiam
tomar água.
descansar na sombra.
comer o feno.
produzir alimentos.
trabalhar para o lavrador.
Soluções para a tarefa
1- A história nos conta que o fato dos dois animais estarem amarrados juntos, impediu que os mesmos comessem o feno (letra c).
O texto serve para questionar o estereótipo negativo que atribuímos a esse animal por conta de seu nome, o associando a um ser sem inteligência.
Na história esses animais demonstram ser inteligentes ao planejarem um método de conseguir comer o feno, apesar de estarem amarrados por uma corda.
A moral da história é que não se deve julgar a inteligência alheia, e que estereótipos nem sempre estão associados a verdade.
Justamente por estarem amarrados juntos por uma pequena corda, os burros depois de sentarem e ter conversado, conseguiram arranjar uma solução para comer o feno. Sendo assim, o item C está correto.
Este texto se trata de uma fábula que ensinou ao leitor uma lição de moral. As fábulas são tipos de narrativas mais curtas, que geralmente são escritas em formas de versos ou prosas.
As fábulas contém personagens diferenciados, como seres inanimados e animais que se comportam como humanos. As histórias que acontecem dentro de uma fábula podem ser aventuras reais ou não.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/38007613