Os burgueses consideravam o dadaísta um monstro dissoluto, um canalha revolucionário, um bárbaro asiático, conspirando contra suas campanhas, suas contas bancárias, seu código de honra.
(HANS, A. A garrafa umbilical. In: ADES, D. O Dada e o Surrealismo. São Paulo: Labor do Brasil, s/d. p. 3.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o Dadaísmo, é correto afirmar que os dadaístas
A
apoiavam a sociedade capitalista e sua moral burguesa, e não as responsabilizavam pelos horrores da guerra.
B
voltavam-se para a produção de uma arte absurda, pois, na forma de provocações, manifestavam seu apoio e contentamento com a guerra.
C
consideravam que construir uma arte educativa e espiritualista era uma forma de se contrapor ao materialismo e ao cientificismo do mundo moderno.
D
criticavam a arte ilógica, absurda, valorizando a racionalidade na criação artística.
E
pregavam o fim da arte tradicional, pois entendiam que esta expressava os valores estéticos e ideológicos de quem detinha o poder.
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Resposta:
E
Explicação:
A arte dadaísta teve como seu expoente principal Duchamp e sua obra que consistia em um mictório. O dadaísmo foi um movimento mais ideológico do que artístico. Manifestaram suas convicções através de uma arte absurda e ilógica, que contrastava-se com a arte tradicional europeia vigente nas academias de belas artes. Vale ressaltar também o descontentamento destes com a guerra.
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E
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