Os blocos try-catch podem ser utilizados com o bloco finally, declarado ao final. No bloco try deve conter códigos que poderão gerar exceção, e os blocos catches, são responsáveis pela captura das exceções se geradas, e neles deve, se necessário, realizar os devidos tratamentos das exceções. A imagem a seguir é um exemplo com a estrutura dos blocos try-catch-finally. IMAGEM 9.PNG Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tratamento de exceções, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O código apresentado na imagem apresentará uma exceção do tipo NullPointerException e o bloco finally não será executado. Porque: II. Quando há exceções capturadas pelo bloco catch, o bloco finally não é executado. A seguir, assinale a alternativa correta: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta d
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Sobre tratamento de exceções, temos que a alternativa correta é: As asserções I e II são proposições falsas.
Uma das utilizações dos blocos try-catch é na forma de bloco finally, ou seja, no bloco onde a declaração ocorre no final. De forma que no bloco try é necessária a presença de códigos que possibilitam a exceção.
Considerando a estrutura apresentada pelos blocos try-catch-finally, temos que essa tipologia apresenta exceção do tipo NullPointerException e ocorre a execução do bloco finally, mesmo que existam exceções de captura pelo bloco catch.
Bons estudos!
Perguntas interessantes