Geografia, perguntado por danilacristina13, 9 meses atrás

Os blocos econômicos possuem distintos níveis de integração econômica e acordos comerciais. Alguns se preocupam em faze acordos somente comerciais, outros de cunho político-econômico. Sendo assim, cite os níveis de integração dos blocos econômicos e explique-os.

Soluções para a tarefa

Respondido por Arthsaraiva02
151

Olá, Boa noite!

Basicamente nós temos 3 tipos de blocos econômicos que são:

-Área de livre comércio.

-União Aduaneira.

-Mercado Comum.

Na área de livre comércio os países fazem acordos sobre as tarifas de importação de produtos e tendem a comercializar entre si.

Na união aduaneira os países apresentam condutas de comércio e regras diferentes para países que não faz parte deste bloco.

No mercado comum existe livre circulação de pessoas e mercadorias, e a adoção de uma moeda única entre as nações Ex: União Europeia/Europa eles utilizam o euro na maioria dos países por lá.

Pense tudo nisso como um relacionamento.

a Área de livre comércio é o "ficante" onde tu não tens muito compromissos.

a união aduaneira é o namoro onde tu já tens algum compromisso.

e o mercado comum é o casamento onde tem muitas regras e muitos acordos onde tu já estás compromissado.

Respondido por Mari14123
23

Resposta:

Explicação:

Existem quatro níveis de integração dos blocos econômicos: Zona de Livre Comércio, em que os acordos comerciais estabelecidos objetivam exclusivamente a redução ou a eliminação de taxas alfandegárias nas trocas comerciais entre os países membros; União Aduaneira, que resulta de uma mesma regulamentação para o comércio dos países do bloco com outras nações, adotando, assim, a chamada Tarifa Externa Comum (TEC); Mercado Comum, queengloba a Zona de Livre Comércio e a União Aduaneira, além de permitir a livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços entre os países membros; União Política, Econômica e Monetária, estágio mais avançado de um bloco econômico, no qual as nações adotam a mesma política econômica, além de uma moeda única.

Perguntas interessantes