Os blocos A (0,30 kg) e B (1,17 kg) estão ligados por um cordão leve que passa por uma roldana de 0,31 kg, conforme mostra a Figura. A roldana pode ser aproximada por cilindro maciço de raio 2,0 cm. O atrito entre o bloco B e a mesa, bem como o atrito na roldana, é desprezível. O sistema é solto do repouso no instante t=0 . Admitindo que o cordão não deslize, qual é a velocidade (em m/s) do bloco B após percorrer 0,16 m?
Soluções para a tarefa
⇒ Aplicando nossos conhecimentos sobre Dinâmica do Movimento de Rotação, concluímos que a velocidade do bloco B após percorrer 0,16 m é 0,76 m/s.
Vamos encontrar a aceleração do bloco B através da Dinâmica das Rotações. Com a aceleração, usaremos a equação de Torricelli para encontrar a velocidade.
Os blocos possuem aceleração linear, e a roldana, angular. Portanto usaremos nos blocos, e na roldana. Como o cordão não desliza, temos ainda a relação . O momento de inércia para um cilindro maciço de raio e massa , em relação a um eixo que passa pelo seu centro, é . Considere um eixo x positivo para a esquerda para o bloco B, e um eixo y positivo pra baixo para o bloco A. E adotaremos o sentido anti-horário como positivo para a rotação.
➜ Para o bloco A,
➜ Para o bloco B,
➜ Para a roldana,
ou
Somando ( 1 ) e ( 2 ), encontramos
Substituindo ( 3 ) em ( 4 ):
ou
∴ Pela equação de Torricelli, a velocidade do bloco B após percorrer 0,16 m é
∴ A velocidade do bloco do B é 0,76 m/s ✍️
☞ Leia mais sobre esse assunto em:
- https://brainly.com.br/tarefa/51179337
- https://brainly.com.br/tarefa/51179349
- https://brainly.com.br/tarefa/38215516