Os bens econômicos podem ser classificados em bens públicos, semi públicos e bens privados.
I Os bens públicos são aqueles cujo consumo/uso é indivisível ou “não-rival”. Em outras palavras, o seu consumo por parte de um indivíduo ou de um grupo social não prejudica o consumo do mesmo bem pelos demais integrantes da sociedade. Ou seja, todos se beneficiam da produção de bens públicos mesmo que, eventualmente, alguns mais do que outros. São exemplos de bens públicos: bens tangíveis como as ruas ou a iluminação pública; e bens intangíveis com justiça, segurança pública e defesa nacional.
II Os bens semipublicos (ou meritórios) possuem parte das características dos bens públicos e são definidos pelo mérito da sua oferta. São excludentes, mas podem ser ofertados pelo mercado ou pelo o governo. Os principais exemplos são os serviços de saúde e educação.
III Bem privado é aquele que não pode ser compartilhado por todos. Há concorrência entre indivíduos. O direito de propriedade não permite que todos tenham acesso ao bem. É excludente.
É correto o que se afirmar em:
Escolha uma:
a. I, apenas.
b. I e II apenas.
c. II, apenas.
d. I, II e III.
e. I e III apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Letra D, todas estao corretas
marciapossa:
I,II E II
Respondido por
2
Olá!
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Está correta. Os bens públicos constituem-se de bens em que o consumo ou uso é indivisível, ou seja, o consumo por parte de um indivíduo não atrapalha o consumo dos demais.
II – Está correta. Os bens semipúblicos se assemelham aos bens públicos, mas podem ser oferecidos pelo mercado ou pelo governo.
III – Está correta. E os bens privados são aqueles que não são compartilhados por todos, ou seja, apresenta concorrência por parte dos indivíduos.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa d) I, II e III.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas interessantes
Biologia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás