Os bebês prematuros que nascem entre o 6º e o 7º mês de gestação, com peso entre 1000 e 1600 gramas, têm maior probabilidade de desenvolverem uma patologia chamada síndrome da angústia respiratória, que é caracterizada pela diminuição do surfactante pulmonar. Com base nestas informações, assinale a alternativa que apresenta a verdadeira função do surfactante pulmonar.
Onna:
Faltaram as alternativas em sua pergunta, não?
Soluções para a tarefa
Respondido por
64
Os pulmões são simplesmente sacos com a finalidade de realizar trocas gasosas. Porém, assim como um balão normal, é difícil separar as duas paredes quando o pulmão está vazio. Se você pegar um balão e jogar detergente nele, as paredes do balão irão se abrir mais facilmente e a mesma coisa acontece com os pulmões.
A principal função surfactante pulmonar é essa, separar as o parênquima pulmonar, ou seja, impedindo o colabamento do mesmo, facilitando a troca gasosa através da diminuição do esforço necessário para se respirar.
Respondido por
289
Reduzir a tensão superficial do líquido que reveste os alvéolos, diminuindo, assim, a tendência dos alvéolos ao colapso.
Perguntas interessantes