OS BANDEIRANTES EXPLORAM O TERRITÓRIO
Durante o século XVII, numerosas expedições armadas, organizadas por particulares e autorizadas pelo governo português, saíram do litoral e avançaram para o sertão. Eram as bandeiras. A maioria partia de São Paulo. Houve dois tipos principais de bandeiras: As de apresamento de indígenas, que predominavam na primeira metade do século XVII; As que procuravam ouro, prata e pedras preciosas, mais frequentes na segunda metade do século XVII. Havia também expedições organizadas pelas autoridades portuguesas. Chamavam-se Entradas e tinham por objetivo encontrar ouro e outras riquezas minerais. Costumavam partir da Bahia. Comparados com os senhores de engenho do Nordeste, os colonos paulistas eram muito pobres. Dentre suas principais atividades estava a de capturar indígenas, sobretudo nas reduções – aldeamentos de nativos americanos controlados pelos padres - , para vendê-los como escravos. Durante a primeira metade do século XVII, devido à ocupação dos entrepostos de escravos na África pelos holandeses, os traficantes de escravos passaram a enviar menos africanos para o Brasil. Por isso, os grandes proprietários de terras fizeram uso da escravidão indígena para realizar o trabalho em suas propriedades, o que deu grande impulso à atividade dos paulistas, que intensificaram as expedições de apresamento de indígenas para vendê-los a esses proprietários. A ação dos bandeirantes contribuiu para a ocupação do interior do território pelos portugueses. Ao avançar pelos sertões, eles criaram condições para o surgimento de pequenos povoados, que depois deram origem a vilas e cidades. Explorando o interior do continente, os bandeirantes realizaram o maior desejo do governo português: encontraram ouro. As primeiras notícias começaram a surgir em 1693, em alguns anos, novas descobertas foram noticiadas. Rapidamente, a região foi ocupada por toda sorte de aventureiros.
Texto: Os Bandeirantes exploram o território
a) A partir do século XVII as expedições passaram buscar metais _______________________
b) Que características tinham essas expedições?
c) O que eram Monções?
d) O que eram Entradas?
e) O que eram Bandeiras?
f) Qual foi o objetivo da expedição de Antônio Raposo Tavares em 1674?
g) Quem eram os Mamelucos?
h) Qual era a esperança dos expedicionários?
i) Que consequências teve as expedições?
j) Quais eram os perigos que passavam as expedições?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) A partir do século XVII as expedições passaram buscar metais
As que procuravam ouro, prata e pedras preciosas, mais frequentes na segunda metade do século XVII.
b) Que características tinham essas expedições?
Houve dois tipos principais de bandeiras: As de apresamento de indígenas, que predominavam na primeira metade do século XVII As que procuravam ouro, prata e pedras preciosas, mais frequentes na segunda metade do século XVII.Havia também expedições organizadas pelas autoridades portuguesas. Chamavam-se Entradas e tinham por objetivo encontrar ouro e outras riquezas minerais.
c) O que eram Monções?
As chamadas monções foram expedições fluviais que, entre a segunda década do século XVIII e a primeira metade do século XIX, mantiveram contato entre a capitania de São Paulo e a capitania de Mato Grosso, no Brasil.
d) O que eram Entradas?
expedições organizadas pelas autoridades portuguesas. Chamavam-se Entradas e tinham por objetivo encontrar ouro e outras riquezas minerais.
e) O que eram Bandeiras?
expedições armadas, organizadas por particulares e autorizadas pelo governo português, saíram do litoral e avançaram para o sertão. Eram as bandeiras
f) Qual foi o objetivo da expedição de Antônio Raposo Tavares em 1674?
Raposo Tavares estivera em Portugal em 1647, sendo "encarregado de uma missão em grande parte secreta". A sua última expedição foi chamada a Bandeira de Limites ou a grande bandeira aos "serranos", os limites do Peru:
g) Quem eram os Mamelucos?
No Brasil, o termo mameluco designa um indivíduo que possui ascendência indígena e branca – mestiço ou filho de branco com índio (veja também caboclo). Alguns mamelucos se destacaram, na então colônia portuguesa, como bandeirantes, capitães do mato que se engajavam na captura de índios e na busca de metais preciosos, que contribuíram para a expansão do território brasileiro para além das fronteiras delimitadas, na época, pelo Tratado de Tordesilhas.
Explicação: