Os bandeirantes desbravaram os sertões além de Tordesilhas, à procura do ouro e dos índios para escravização. Índios foram trazidos em grandes quantidades para abastecer o mercado interno e outras regiões que necessitavam de mão de obra escrava, a Bahia, por exemplo. [...] Com a dominação filipina, entre os anos 1580 e 1640, os bandeirantes promoveram expansão territorial [...], afinal Portugal e Espanha constituíam um só reino. A restauração da Coroa portuguesa, em 1640, não significou retorno aos limites impostos pelo célebre tratado. [...]. Em 1680, os paulistas descobrem ouro em Minas Gerais, e para lá acorrem reinóis, os brasílicos e mamelucos de São Paulo, num intenso fenômeno migratório, com graves consequências sociais e econômicas, agravadas por interesses desencontrados que visavam ao controle das minas, com inevitáveis confrontos, de um lado os paulistas — razão justa, afinal foram eles os descobridores das minas e do ouro, de outra os “reinóis, os baianos, os fluminenses e pernambucanos, todos os forasteiros, [que] consideravam as minas como propriedade do Estado [mais propriamente da Colônia], e, assim, eles, como membros desse Estado [Colônia], com pleno direito poderiam aproveitá-las.” A Coroa não pensava assim, para nenhum dos lados, a considerar que o ouro era todo seu, por isso deveria se fixar rápida e definitivamente nos locais de mineração, através de seus fiscais, para que não se desviassem as riquezas extraídas.(OS BANDEIRANTES, 2013).
A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre o processo de colonização do Brasil, pode-se afirmar que a
(1 Ponto)
a-crise da economia canavieira e a descoberta do ouro na região das Minas Gerais contribuíram para que a base da exploração mineira tenha sido a mão de obra escrava indígena.
b-delimitação das fronteiras entre os territórios espanhóis e portugueses na América pós-descobrimento se deu através do Tratado de Madri, através do qual ambos aceitaram as antigas fronteiras de Tordesilhas como marco divisório.
c-produção mineradora objetivava abastecer o mercado interno, visto que o açúcar dominava a pauta das exportações brasileiras para Portugal.
d-expansão da economia do tabaco, no Recôncavo baiano, determinou a substituição da mão de obra escrava africana, mais cara, pelos nativos, facilmente encontrados na costa brasileira.
e-penetração do colonizador nos sertões, além do Tratado de Tordesilhas, contribuiu para o despovoamento, na perspectiva da dizimação da população indígena.
diegocorti:
é resposta C
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
não sei
Explicação:
só quero subir de nível
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Espanhol,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás