Os avanços tecnológicos, ampliação das redes de comunicações e a globalização já são desafios conhecidos pelas organizações que buscam manter competitividade e frente a isso vêm buscando alternativas de adaptação a este contexto de constantes mudanças. A partir do ano de 2020 até o presente momento, com a pandemia do Covid-19, muitas mudanças se intensificaram e inúmeras alternativas tiveram de ser pensadas para que as empresas se mantivessem ativas no mercado. Uma das questões que ficou bastante evidente foi o desenvolvimento de novas formas de organização do trabalho e nesse contexto, o home office ou teletrabalho ganhou espaço.
Até então, realizar o trabalho fora das intalações físicas da empresa podendo ser executado em casa ou em qualquer lugar, era algo impensável para a grande maioria das empresas, mas com a necessidade do distanciamento social imposto pela pandemia, juntamente com as tecnologias e sistemas disponíveis, a virada para o teletrabalho foi inevitável.
Passados pouco mais de dois anos desde o início da pandemia o cenário é outro. Com a melhora nos números de infecções e mortes, muitas empresas estão se vendo no dilema entre manter os funcionários no modelo de teletrabalho ou retornar as atividades presenciais na empresa. Nesse contexto, a qualidade de vida, o bem-estar e a produtividade dos teletrabalhadores constituem desafios inerentes às práticas de gestão de pessoas, tendo em vista à promoção da Qualidade de Vida no Teletrabalho (e-QVT).
Elaborado pelo professor, 2022.
SEGUNDA ETAPA: Leia a situação-problema da atividade.
Camila Silva, atualmente é gerente de recursos humanos na empresa Belo Lar que atua no segmento de comércio varejista de utilidades para o lar. A empresa iniciou suas atividades no ano de 2010 e atualmente possui 7 filiais, somando 150 colaboradores alocados nos setores de caixa, reposição, vendas, financeiro, administrativo, tecnologia e estoque. A Belo Lar sempre realizou vendas por meio de lojas físicas e com modelo de trabalho presencial. Como todas as empresas, com o agravamento da pandemia do Covid-19 em 2020, a Belo Lar necessitou alocar todas as equipes no modelo de teletrabalho. Apenas os setores financeiro e estoque estão com dedicação presencial, todos os demais permaneceram em teletrabalho desde então.
Desde o segundo semestre do ano passado (2021), Camila Silva vem se preocupando com o resultado da equipe, pois a produtividade vem caindo mês a mês e os gestores têm relatado algumas dificuldades na condução dos trabalhos. Diante disso, Camila Silva estuda a possibilidade de propor o retorno das atividades presenciais na empresa para todos os setores. Para isso sua intenção é desenvolver políticas de gestão de pessoas que possa contribuir para a otimização dos esforços, a melhoria da performance das equipes e também a qualidade de vida e emocional dos trabalhadores para esse momento de nova adaptação com o retorno ao trabalho presencial.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
São ações que podem melhorar a produtividade individual e trazer qualidade de vida para os colaboradores da empresa Belo Lar:
- Liderança democrática
- Dinâmica de grupo
- Trabalho voluntário
- Atualização da Cultura Organizacional (flexibilidade)
A importância das atividades presenciais
As atividades presenciais são importantes para a avaliação do líder em relação ao comportamento de cada colaborador. Na prática, isso quer dizer que o líder pode notar se o desempenho de cada pessoa está de acordo com o esperado ou não.
Aprenda mais sobre o tema produtividade organizacional em: https://brainly.com.br/tarefa/29172665
Até breve!
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
Administração,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Filosofia,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás