Os avanços e as dificuldades dos alunos na aprendizagem, avaliados por meio de um procedimento consciente, visariam o fornecimento ao professor de indicadores para novas reorientações sobre sua prática pedagógica, visando aperfeiçoá-la. Destro desta realidade, Ferreira (2010) propõe criar estratégias pedagógicas que valorizem o prazer, a emoção, a imaginação, a intuição e a criatividade. Uma proposta de utilizar ferramentas pedagógicas conciliando a ciência e a arte no ensino, criando mecanismos de conexão dos alunos com os seus desejos, ampliando a percepção da realidade e de conceber novas leituras do mundo. O autor afirma que: “a imaginação, a intuição e a razão, juntas, produzem relações complexas que levam à emoção criadora, que produzem uma alegria que faz o corpo vibrar. Essa alegria é diferente do prazer momentâneo, ilusório, pois serve para a conservação e invenção da vida, pois onde há alegria, há criatividade”. (FERREIRA, 2010, p. 261) O desenvolvimento das aulas requer recursos que auxiliem no processo ensino aprendizagem. Recursos de ensino são os materiais didáticos que são utilizados como meio auxiliar para desenvolver o ensino e a aprendizagem, isto é, são um meio e não um fim em si (GODOY e GOMES, 2008).
Sobre a didática e a prática educativa em sala de aula:
I. São muitos os recursos que podem ser usufruídos no desenvolvimento das aulas, sendo que ainda não há uma classificação; habitualmente, eles estão distinguidos em: visuais, que se dirigem apenas para o sentido da visão; auditivos, que se dirigem apenas para o sentido da audição; audiovisuais, que reúnem tanto estímulos visuais quanto auditivos.
II. Os recursos de ensino servem como instrumento para professores e pesquisadores desempenharem seus trabalhos na interpretação e construção do conhecimento. Sua simples presença em sala de aula não garantirá a qualidade e o dinamismo à prática docente; no entanto, os recursos poderão fornecer subsídios ao professor para que o mesmo ofereça possibilidades aos alunos em ampliar seu conhecimento global e realizar uma análise crítica.
III. A música como um dos recursos que o professor utiliza em sala de aula para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos tem sido utilizada com diferentes finalidades, das quais podem ser citada a sua própria linguagem usada como base na formação de hábitos, atitudes e valores e os conteúdos priorizados pela sociedade e, consequentemente, pela educação.
IV. Os instrumentos didáticos são fundamentalmente mediadores, já que permitem uma eficaz relação pedagógica de ensino-aprendizagem, eles são mediadores tanto no trabalho dos educadores nas ocasiões em que expõem os conteúdos escolares como nos trabalhos de grupos dos alunos, momento em que realizam reflexões sobre o conteúdo escolar abordado na aula.
FERREIRA, Leonardo; GURGUEIRA, Giovana
Pimentel. INSTRUMENTOS DIDÁTICOS COMO FATOR DE SENSIBILIZAÇÃO EM SALA DE AULA. Revista de
Educação. v.14 • n.17 • 2011 • p. 117-129.
GODOY, Anterita Cristina; GOMES, Rita de Cássia Medeiros. O que são Recursos de Ensino? In: GODOY, Anterita Cristina. Didática: Procedimentos e Recursos de Ensino. Campinas: Alínea, 2008. 79p.
Em relação ao contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
a) I, II, III e IV.
b) III e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) I, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
a) I, II, III e IV com toda certeza
ronisemaria:
Corretíssima
Perguntas interessantes
Artes,
7 meses atrás
Contabilidade,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
História,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás