Os avanços da tecnologia permitem comunicações imediatas com as mais distintas regiões do planeta, possibilitando que os mais diversos negócios sejam efetuados, diariamente, com empresas de variados e distantes países. No passado, a indústria nacional era protegida por barreiras que hoje já não existem. Isso faz com que empresas estrangeiras possam vir concorrer com as empresas brasileiras, dentro de nosso próprio país. A internacionalização leva ao desenvolvimento da empresa, pois a obriga a modernizar-se, seja para conquistar novos mercados, seja para preservar as suas posições no mercado interno. Neste sentido, o comércio exterior adquire cada vez mais importância para o empreendedor que queira realmente crescer, assim como para a economia brasileira, mediante o ingresso de divisas e geração de emprego e renda. São várias as razões que podem ser consideradas vantagens para o empreendedor que queira exportar; das listadas abaixo, qual a única incorreta?
Escolha uma:
a. Melhora da Qualidade do Produto.
b. Diversificação de Mercado.
c. Subsídios financeiros industriais.
d. Diminuição da Carga Tributária.
Soluções para a tarefa
A incorreta é a letra C.
a. Melhora da Qualidade do Produto.
CERTO. Principalmente pelo fato de a empresa exportadora ter que se adaptar às regras de qualidade impostas pelo país comprador.
b. Diversificação de Mercado.
CERTO. Na prática, a empresa passa a trabalhar com produtos ideais para o mercado interno (de acordo com a legislação do Brasil) e específicos para a exportação.
c. Subsídios financeiros industriais.
ERRADO. Na verdade, os subsídios podem ser direcionados para outras áreas da economia, como agricultura, pecuária e piscicultura.
d. Diminuição da Carga Tributária.
CERTO. Muito por conta dos benefícios sociais (como empregos) e econômicos (como o pagamento de impostos de exportação) que a empresa exportadora pode trazer para o país. De acordo com o o MDIC, as empresas exportadoras podem ter redução no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados, ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), dentre outros.
Cuide-se bem!