Português, perguntado por Arcanjinho6952, 1 ano atrás

Os autores Villaça & Travaglia (2006, p.47) indicam duas grandes modalidades de coesão: a coesão remissiva ou referencial e a coesão sequencial. Leia cuidadosamente as afirmações abaixo a respeito destes dois tipos, e assinale a alternativa que se refere a coesão referencial.
Escolha uma:

a. A coesão sequencial impede que um texto mude de assunto.

b. A coesão referencial ocorre na superfície textual entre dois ou mais elementos.

c. Os elementos que compõem a coesão referencial não têm nada a ver um com o outro.

d. A coesão referencial só pode ser feita por meio de pronomes.

e. A coesão sequencial é obtida através da substituição.

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
16

A alternativa correta é a a. A coesão sequencial impede que um texto mude de assunto.

A coesão sequencial é um dos mecanismo da lingua que se responsabiliza pela criação de condições em determinados aspectos que podem acarretar na progressão do texto de maneira coerante utilizando flexões e as conjunças para que isso aconteça.

Já a coesão referencial se dedica na criação de sistema de relações que, por meio de palavrase expressões, permite que o interceptor do texto entenda qual os termos foram utilizados.

Espero ter ajudado.


vanessagabrielld: A resposta correta é: A coesão referencial ocorre na superfície textual entre dois ou mais elementos.
Respondido por rosdrigocheliscastro
0

Resposta:

A coesão referencial ocorre na superfície textual entre dois ou mais elementos.

Explicação: Segundo Koch & Travaglia, “[a] coesão referencial é a que se estabelece entre dois ou mais componentes da superfície textual que remetem a (ou permitem recuperar) um mesmo referente”; segundo os mesmos autores, ela é obtida através da substituição (anáfora, catáfora e uso de proformas para se referir a uma mesma coisa) e da reiteração (uso de sinônimos, hiperônimos, nomes genéricos etc). A coesão sequencial, por sua vez, pode ser feita através da recorrência (sequenciação parafrástica: recorrência de termos e estruturas, de conceitos semânticos etc) ou da progressão (sequenciação frástica: manutenção temática e encadeamentos). O encadeamento e a manutenção temática não impedem a mudança de assunto, apenas garantem que haja alguma relação compreensível entre os diversos assuntos; a coesão referencial pode ser feita por meio de pronomes, mas não exclusivamente.

Perguntas interessantes