Os atuais índios do estado de São Paulo não representam um elemento de trabalho ede progresso. Como também nos outros estados do Brasil, não se pode esperar trabalho sério e confinuado dos índios civilizados e como os Caingangs selvagens são um empecilho para a colonização das regiões do sertão que habitam, parece que não há outro meio, de que se possa lançar mão, senão o seu extermínio.Opinião como essa, expressa em 1907, por um importante cienfista teuto-brasileiro, inspirava-se, segundo Darcy Ribeiro, em uma atitude secular presente em qualquer área onde sobreviviam grupos indígenas no Brasil.Sobre a reação a essa "atitude secular", no início do século XX, avalie as afirmações a seguir.I. Desenvolveu-se um ideal catequizador, responsável pelo aldeamento dos indígenas e pela entrada em cena do evangelismo protestante, bem como uma preocupação oficial com a saúde e proteção material das propriedades dos indígenas.II. Organizou-se o aldeamento dos indígenas em reservas criadas com a finalidade precípua de preservar a cultura das diversas etnias e possibilitar o aumento da população indígena, a fim de que esses povos conseguissem compefir em igualdade de condições com os imigrantes europeus.Surgiu uma ideologia inspirada no positivismo, caracterizada pela assistência leiga e pela crença de que bastava o Estado proteger os indígenas de ataques externos e assisti-los socialmente para que progredissem rumo à civilização.Criaram-se instituições de proteção e defesa dos indígenas, destacando-se o Serviço de Proteção aos Índios (SPI), criado em 1910 a parar de ações oficiais lideradas pelo Marechal Cândido Rondon.É correto apenas o que se afirma emO I e II.O I e IV.O III e IV.O I, II e III.O II, III e IV.
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É correta a alternativa C, são verdadeiras apenas as afirmativas III e IV.
III é verdadeira, tendo sido o positivismo não só a principal corrente filosófica por trás da Proclamação da República, ocorrida no século anterior, como pela organização política da mesma, tendo estado por trás não só do modo como os povos originários foram concebidos, mas também de como se concebiam os sertanejos brasileiros.
IV é verdadeira, sendo o SPI um órgão que demonstra esta "natureza ambígua" da relação entre o Brasl República e os povos originários: por um lado, os respeitavam o bastante para preservar a sua memória, mas por outro o faziam apenas dentro das especificações do etnocentrismo europeu.
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Resposta:
c
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