Direito, perguntado por rodrigovianna, 1 ano atrás

Os atos do Poder Judiciário, e da Administração Pública de modo geral, não prescindem de formalidade. Muitas vezes são atos solenes, que não podem ser elaborados com a mesma linguagem utilizada na fala. Pois bem, sobre a linguagem nos atos do Poder Judiciário, assinale a alternativa correta:
A
Utilizar o padrão culto significa fazer uso de uma linguagem rebuscada, que ninguém entenda.
B
A clareza é importante nos atos do Poder Judiciário.
C
É importante que a linguagem seja sempre obscura e, ao máximo possível, incompreensível.
D
O objetivo da república é prestar um desserviço aos que procuram auxílio.
E
Não é possível utilizar a linguagem correta e, ao mesmo tempo, ser claro.

Soluções para a tarefa

Respondido por rogiH
0
A  Utilizar o padrão culto significa fazer uso de uma linguagem rebuscada, que ninguém entenda.  Incorreta. Deve ser a mais clara e objetiva possível, dando conta de transmitir todas as informações, pois os atos são também para pessoas fora do âmbito Judiciário/Administrativo.

B  
A clareza é importante nos atos do Poder Judiciário.  Correta.

C  
É importante que a linguagem seja sempre obscura e, ao máximo possível, incompreensível.  Incorreta. Mesmo motivo da alternativa A.

D  
O objetivo da república é prestar um desserviço aos que procuram auxílio.  Incorreta. Mesmo motivo da alternativa A, que também é da C.

E  
Não é possível utilizar a linguagem correta e, ao mesmo tempo, ser claro.  Incorreta. É perfeitamente possível, apenas evitar preciosismos, linguagem excessivamente rebuscada e expressões antigas¹.

Resposta: Alternativa B.



___________________________________________
1   Por exemplo, eu poderia ter dito, "expressões arcaicas", mas a palavra "antiga" tem o mesmo sentido e é mais acessível a qualquer pessoa que vá ler esta resposta.
Perguntas interessantes