Os átomos que constituem as moléculas se combinam para estabilizarem suas camadas eletrônicas mais externas por meio das ligações químicas. Para ilustrar essa ideia, a figura a seguir mostra dois tipos de ligações entre átomos muito comuns.
ALBERTS et al. Fundamentos da biologia celular. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. p. 43.
De acordo com a leitura do texto e análise da figura, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) As moléculas das células nos organismos vivos são constituídas por conjuntos de átomos associados, predominantemente, por ligações covalentes. Nesse tipo de associação, os átomos interagem uns com os outros completando suas camadas mais externas por compartilhamento, e não por troca de elétrons.
( ) É bastante comum que nas ligações covalentes ocorra o compartilhamento de um par de elétrons. Nesse caso, cada elétron foi doado por um dos átomos da associação, formando as ligações covalentes simples. Porém, é possível que o compartilhamento ocorra entre mais pares de elétrons gerando ligações covalentes duplas. Estas formas influenciam sobre a estrutura tridimensional das macromoléculas.
( ) Ao contrário das ligações covalentes, as ligações iônicas são estabelecidas entre átomos que completam suas camadas mais externas, compartilhando elétrons entre os átomos envolvidos. O melhor exemplo para explicar uma ligação iônica é o sal de cozinha (NaCl), em que um elétron salta do Na para o Cl, tornando-os íons Na+ e Cl-.
( ) Em uma ligação iônica forma-se íons com cargas diferentes, sendo que o positivo passa a se chamar cátion e o negativo, ânion.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
A)V, V, F, V.
B)V, F, V, V.
C)F, V, F, V.
D)F, F, V, F.
E) F, V, V, F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
A correta é a letra B porque somente a segunda opção é falsa.
smmarins:
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes