Os átomos quando ligados formando moléculas simples ou combinados com outros átomos formam substâncias totalmente diferentes. O Bromo Br2 apresenta coloração vermelha, quando ligado com metais alcalinos pode formar moléculas incolores, é o caso brometo de sódio NaBr. O hidrogênio H2 é um gás incolor com grande poder de destruição, e um dos gases que libera maior energia quando entra em combustão. Quando o hidrogênio está combinado com o oxigênio forma a molécula da água H2O substância indispensável á vida no nosso planeta. Baseando-se nos conceitos das ligações que estudamos na unidade 3, responda os itens abaixo.
a) No texto foram citadas quatro moléculas, baseando-se nos tipos de ligações estudadas, classifique essas moléculas em iônicas ou covalentes.
b) Das moléculas citadas no texto, qual delas que quando colocada na água forma íons, facilitando a passagem de corrente elétrica.
c) Alguns átomos quando perdem ou ganham elétrons podem adquirir configuração eletrônica de um gás nobre. Dos átomos citados no texto, qual adquire configuração eletrônica idêntica a do gás nobre neônio? Justifique a sua resposta através da distribuição eletrônica.
d) Segundo as propriedades da tabela periódica estudadas, qual dos átomos apresenta a menor energia de ionização? Justifique a sua resposta baseando-se nos conceitos estudados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)
Br₂: covalente
NaBr: iônica
H₂: covalente
H₂O: covalente (polar)
b) NaCℓ
c) Na
d) Na
Explicação:
c) Distribuição eletrônica
₁₀Ne: 1s² 2s² 2p⁶
₁₁Na: 1s² 2s² 2p⁶ 3s¹
- ao perder 1 elétron o átomo de sódio (₁₁Na) perde o elétron da camada 3, transformando-se no cátion ₁₁Na⁺¹ (₁₁Na⁺¹: 1s² 2s² 2p⁶) que tem a configuração eletrônica igual ao gás nobre ₁₀Ne.
d) Na
Lembre que:
Potencial de ionização ou energia de ionização
É a energia necessária para arrancar um, dois ou mais elétrons mais externos de um átomo;
- essa energia precisará ser grande se os elétrons estiverem fortemente atraídos pelo núcleo do átomo, mas poderá ser pequena se eles estiverem fracamente atraídos;
- a atração que o núcleo exerce sobre os elétrons depende de dois fatores:
- carga nuclear (que é positiva e corresponde ao número de prótons);
- tamanho do átomo (que pode ser expresso através do raio atômico);
- quanto maior a carga positiva do núcleo, maior a atração sobre os elétrons;
- quanto menor o tamanho do átomo, mais próximos os elétrons estão do núcleo e maior será a força de atração;
- assim, um átomo com maior carga nuclear e menor tamanho, necessita maior energia para arrancar um dos elétrons do que um átomo com menor carga nuclear e maior tamanho.
Resumindo:
- no período, o potencial de ionização aumenta da esquerda para a direita;
- no grupo, ele aumenta de baixo para cima (variação contrária à dos raios atômicos).