Os átomos A e B do segundo período da tabela periódica tem configuração
eletrônicas da camada de valência representadas por ns2np3 e ns2sp5
.respectivamente. Com bases nessas informações, são feitas as seguintes afirmações
para as espécies gasosas no estado fundamental:
I. O átomo A deve ter maior energia de ionização que o átomo B.
II. O átomo A2 forma ligação tripla e apresenta ligação polar.
III. A ligação formada por A e B é do tipo AB3.
IV. O íon A3-
tem raio menor que o ânion B-
.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a única correta é a III
Explicação:
I- Falsa. Como os dois átomos estão nos mesmo níveis (devido ao fato de o número principal de ambos ser n), podemos concluir que por causa do átomo B possuir um maior número de prótons ele tem assim uma maior atração entre o núcleo (que está repleto de prótons - cargas positivas) e os elétrons desse átomo (que são negativos) , e consequentemente o raio atômico é menor que o de A. Desse modo, a energia de ionização para tirar um elétron desse átomo deve ser maior (por haver mais atração entre o núcleo e os elétrons) Pensa na tabela periódica e que a energia de ionização aumenta da direita para a esquerda.
II-Falsa. Como o átomo A tem como camada de valência ns2np3, pode-se concluir que ele está na família VA, assim ele necessita de 3 elétrons para se estabilizar e ter 8 elétrons na camada de valência, por isso ele faz três ligações, no entanto, a ligação que ele faz com ele mesmo é apolar, pois sempre que dois átomos do mesmo elemento se ligam há a formação de uma substância apolar.
III-Verdadeira. O átomo A precisa de 3 elétrons para se estabilizar e o B precisa de 1 pois a sua ultima camada é ns2np5 ou seja, ele possui 7 elétrons na camada de valência (5+2+7) e precisa de mais um para ter 8. então para haver ligação entre esses dois átomos, são necessários 3 átomos B, para que que assim não falte elétrons para o átomo A e seje fornecido 3 elétrons para ele - será uma ligação covalente, pensa que o átomo A consegue fazer 3 ligações e o B apenas 1, assim são necessários 3 átomos B).
IV- Falsa. Como já foi dito, como o átomo A tem um menor número de prótons e tem menos elétrons ele tem uma força de atração menor (por atrair menos prótons) por causa disso quando não se trata de um íon ele tem um raio atômico maior. Agora analisando a questão do íon, sempre quando um elétron recebe elétrons o seu raio aumenta (pense que a força de atração continua a msm, mas por haver mais elétrons o raio aumenta), Assim como o A já possui um raio maior que o B e ainda possui mais 3 elétrons e o B só tem um elétron a mais, quer dizer que o raio A aumenta mais aina e o B aumenta um pouco menos que o B, ou seja o raio atômico de A3- é maior que o de B-.