Os ativos financeiros representam direitos, pois se investirmos nosso dinheiro em uma instituição financeira, temos o direito de receber dela nosso dinheiro de volta e mais um montante de juros pelo tempo que nosso dinheiro ficou em posse da instituição. Para tanto, o investimento feito, ou seja, a disponibilização de nosso dinheiro para a instituição é formalizada por meio de algum tipo de documento, garantindo que possamos comprovar nossos direitos sobre tal valor. É certo afirmar que as operações que envolvem ativos financeiros possuem riscos relacionados à aquisição destes papéis, em que o risco é a possibilidade de perda derivada da incerteza do resultado do investimento associada à variabilidade dos valores e consequentemente da lucratividade.
Diante do exposto, analise as seguintes asserções sobre os riscos atrelados a aquisição dos ativos financeiros. Após, assinale a alternativa que contém a sequência das asserções corretas quanto à sua veracidade :
Pós-fixados: relacionados à variação das taxas de juros de mercado
Renda Fixa: maximiza o risco, encurtando o prazo da repactuação no aumento da Selic
Prefixados: relacionados à variação da inflação
Assinale a alternativa correta:
A - A asserção I é uma proposição verdadeira e as II e III são proposições falsas
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras a III é uma proposição falsa
C - As asserções II e III proposições verdadeiras e a I é uma proposição falsa
D - As asserções I e III são proposições verdadeiras e a II é uma proposição falsa
E - As asserções I, II e III são proposições verdadeiras.
RESPOSTA CORRETA D- As asserções I e III são proposições verdadeiras e a II é uma proposição falsa
Soluções para a tarefa
Resposta:
D- As asserções I e III são proposições verdadeiras e a II é uma proposição falsa
Explicação:
Resposta:
As asserções I e III são proposições verdadeiras e a II é uma proposição falsa
Explicação:
Os riscos principais são oriundos de inadimplência por parte de quem emite o papel relativo ao ativo.
Títulos prefixados: há o risco relacionado à variação da inflação, uma vez que os rendimentos não acompanham as variações nos preços;
Títulos pós-fixados: há o risco em função da variação das taxas de juros de mercado, caso o indexador de preços não contemple efetivamente a taxa de inflação da economia e ainda caso ocorra um aumento na taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia, essa elevação não será repassada para os ganhos de renda fixa, porque a taxa de rendimento já está contratada previamente;
Títulos Renda Fixa: caso ocorra um aumento na taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia, essa elevação não será repassada para os ganhos de renda fixa, porque a taxa de rendimento já está contratada previamente. Minimiza-se esse risco encurtando o prazo de repactuação com o emitente para atualizar a taxa de juros aplicada ao ativo.