História, perguntado por nayavit1dusilva, 4 meses atrás

Os astecas (azteca) ou mexicanos (mexica) dominavam com esplendor a maior parte do México quando os conquistadores espanhóis ali chegaram, em 1519. Sua língua e sua religião tinham-se imposto sobre imensas extensões de terra desde o Atlântico até o Pacífico e das regiões áridas setentrionais até a Guatemala. O nome de seu soberano Motecuhzoma era venerado ou temido de uma ponta a outra daquele vasto território. Seus comerciantes com suas caravanas de carregadores percorriam o país em todos os sentidos. […] Em Tenochtitlán (México), sua capital, a arquitetura e a escultura haviam alcançado um impulso extraordinário, enquanto o luxo crescia no vestuário, à mesa, nos jardins e na ourivesaria”. SOUSTELLE, J. A civilização asteca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987: 7.) São características da civilização asteca, exceto:

Escolha uma opção:

a. A unidade social básica era o calpulli, comunidade residencial com direitos comuns sobre a terra e uma organização interna de tipo administrativo, judiciário, militar e fiscal.

b. A economia era de base agrícola e fundamentada na cultura do milho e do feijão, sendo o cultivo por chinampas (pequenas ilhas artificiais construídas mediante o acúmulo de lama e plantas aquáticas nas margens pantanosas dos lagos), a técnica mais inovadora empregada na agricultura irrigada.

c. A civilização asteca não possuía a prática de realizar sacrifícios humanos em seus rituais religiosos

d. Tenochtitlán, a capital asteca, segundo a tradição, fundada em 1325, era o centro de um comércio de longa distância e polo de atração para artesãos e vendedores, tendo-se convertido em uma das maiores cidades do mundo com a expansão do poderio asteca.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
3

Não é uma característica asteca: c. A civilização asteca não possuía a prática de realizar sacrifícios humanos em seus rituais religiosos.

A afirmativa C está incorreta, visto que eram realizados rituais de sacrifícios humanos na sociedade asteca. Esse povo acreditava no mito da serpente, onde o deus serpente havia dado a vida ao povo asteca. Dessa forma, pensavam que tinham uma dívida com o deus serpente e que deveriam oferecer vidas humanas a ele para preservação da sobrevivência desse povo.

Os astecas tinham uma religião politeísta, ou seja, acreditam em diversos deuses. Além de manterem uma ligação forte com o sobrenatural e pensarem que a base do pensamento religioso se relaciona com o conceito de morte.

Bons estudos!

Perguntas interessantes