Os assuntos relacionados à Economia podem ser encontrados na vida dos indivíduos de uma sociedade, seja na sua vida profissional ou pessoal, na política de seu país ou nos assuntos externos.
Deste modo, cada um de nós acabamos por emitir alguma opinião a respeito desses assuntos, seja baseando-se em argumentos técnicos ou em argumentos que exigem algum juízo de valor, sobre aquilo que pode ser.
Observando o cenário econômico atual do brasil, analise o IPCA (Índice Nacional de Preços ao consumidor Amplo),
apresentando as suas considerações a respeito do nível em que o mesmo se encontra, o que esta sendo feito pela
equipe do governo para restabelece-lo e qual a importância disso para o pais. Explicite quais são os argumentos
normativos e os positivos nessa analise
Soluções para a tarefa
O IPCA - índice nacional de preços do consumidor-amplo consiste em um índice que realiza a medição da taxa média de variação dos preços dos produtos que são comercializados no país, durante um determinado intervalo de tempo, que pode ser anual ou de alguns meses.
No mês de setembro, ocorreu uma deflação (taxa de inflação negativa) de 0,04% e no acumulado dos últimos 12 meses houve uma inflação de somente 2,89%. Tal indicativo é fundamental para a avaliação da variação do poder aquisitivo do consumidor.
O governo realiza o controle da subida da inflação, de forma a emitir menos moeda e evitar a sua desvalorização.
Bons estudos!
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Em junho de 2017, o IPCA acumulado nos últimos 12 meses se encontrou abaixo do centro da meta do governo, em 3,6% de variação. Ao se comparar ao nível de 2016, 6,29%, havia uma pressão sobre o teto da meta, diferentemente da atualidade, que poderia representar uma conquista do governo na redução do nível inflacionário. Porém, a queda no nível geral dos preços se deu aos efeitos perversos da recessão sobre o consumo das famílias, e não propriamente aos esforços do governo em reduzi-los (argumento normativo).
Tecnicamente, devido à necessidade de estímulo ao consumo para a retomada do crescimento, uma das medidas que têm sido feitas é a redução gradativa da taxa de juros básica da economia, a Selic, que iniciou 2017 em 13,75% ao ano e, em junho, se encontrou em 10,25% a.a.. Reduzindo os juros, estimula-se o crédito às empresas e famílias, estimulando o consumo e, portanto, o ritmo de atividade econômica (argumento positivo).
Explicação: