os aspectos do neocolonialismo e do imperialismo.
Soluções para a tarefa
boa noite, tudo bem? espero que sim
Sua resposta ⬇
O processo do Neocolonialismo resultou da expensão imperialista das nações europeias no século XIX em direção aos continentes africano e asiático. Após a queda do Império Napoleônico em 1815, algumas nações europeias, sobretudo Prússia, Rússia e Inglaterra, procuraram redefinir a ordem mundial.
Explicação:
Espero ter ajudado
bons estudos!!
Resposta:
neocolonialismo, ou imperialismo, foi o processo de colonização e ocupação da África e da Ásia por grandes potências europeias, que se iniciou na segunda metade do século XIX e continuou até meados do século XX.
Além da exploração dos territórios e povos colonizados, o neocolonialismo provocou uma série de conflitos internacionais. Eles eram motivados tanto por disputas entre os colonizadores, quanto pela independência dos territórios colonizados - o que causou grande impacto no desenvolvimento destes países dali em diante.
Imperialismo
termo “Imperialismo” sugere, obviamente, uma “Era de Impérios”; em grande parte trata-se disso mesmo. Mas, conceitualmente falando, o Imperialismo do século XIX consistiu num tipo de política expansionista das principais nações europeias, que tinha por objetivo a busca de mercado consumidor, de mão de obra barata e de matérias-primas para o desenvolvimento das indústrias.
Esse fenômeno de expansão dos países europeus teve início a partir do momento em que, após as Revoluções Burguesas dos séculos XVII e XVIII e da formação das nações modernas na Europa (como Alemanha, Itália e França), houve um intenso processo de industrialização desses países. A industrialização gerou, por conseguinte, uma forte concorrência entre as nações, que passaram a disputar territórios e estabelecer as suas fronteiras com exércitos modernizados e uma sofisticada diplomacia. Esse processo acentuou gradualmente o caráter nacionalista dos países europeus.