os artistas usaram cores quentes ou frias?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A história das cores
Por: Bruno Delecave
A oposição de cores, luz e sombra ou massa destaca os valores de uma obra de arte. Este tipo de oposição também é chamado de contraste. Artistas utilizam diferentes técnicas para criar contraste em seus trabalhos. Venha, a partir de um breve passeio pela história da arte, entender algumas relações de contraste entre cores criadas ao longo do tempo.
Ceia em Emaus. Caravaggio, 1601
Ceia em Emaus. Caravaggio, 1601
O Claro-escuro de Caravaggio
A oposição entre luz e sombra se desenvolve entre dois pólos: preto e branco. A distância entre esses dois pólos é gigantesca. Artistas como Caravaggio (1571-1610) eram capazes de explorar este amplo espaço graças ao conhecimento de perspectiva e do efeito físico da luz e das sombras sobre objetos.
O contraste entre as cores dos corpos e do cenário substitui as linhas de contorno na pintura. Essa utilização de luz e sombras ficou conhecida como chiaroscuro (claro-escuro em italiano).
Impressionismo, cores frias e quentes
Você já ouviu falar em cores quentes e cores frias? As cores quentes são as cores do fogo, do sol e do verão. Enquanto as cores frias estão na água, no céu, nas árvores e na paisagem do inverno. Juntos, quente e frio criam contraste.
A maior parte das flores tem cores quentes. Como na natureza predominam as cores frias, as flores se destacam. Isso atrai diversos tipos de animais necessários para a reprodução das flores – os polinizadores. Artistas se utilizam desse efeito atrativo para dar beleza a suas obras.
Explicação:
;)