Ed. Técnica, perguntado por greiceck, 1 ano atrás

Os arquitetos atuam sobre o que, muitas vezes, é chamado de Patrimônio Histórico – ou seja, as construções antigas. Analise as afirmações a seguir a respeito dos tipos de intervenção nestas construções:

I)A restauração só pode ocorrer em bens que foram tombados, pois somente o tombamento estabelece que um edifício é considerado patrimônio.

II)Restauração e conservação são a mesma coisa, isto é: dizem respeito a um tipo específico de intervenção no edifício antigo, em que se realizam apenas pequenos reparos, sem modificar a matéria.

III)A conservação preventiva é uma operação indireta, que age sobre meio ambiente e não sobre o edifício em si. Assim, se previne os danos através da adaptação das condições externas (temperatura, umidade, iluminação, qualidade do ar, etc.) para evitar a deterioração da matéria.

Estão corretas somente as afirmações:

Alternativas:

a)I.

b)II.

c)III.

d)I e II.

e)II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoif
0

Esta correta somente a afirmacao III.

Vejamos a analise das afirmacoes:

I)A restauracao nao necessariamente precisa acontecer num predio tombado pelos orgaos governamentais competentes. A iniciativa pode identificar um valor historico num predio sem que ele seja tombado e decidir por restaura-lo.

II)A conservacao diz respeito as acoes que realizam a manutencao do predio o que envolve desde a manutencao preventiva, ou seja, evitar danos antes que acontecam ate rotinas de limpeza.

Ja o restauro diz respeito a uma atividade realizada no predio que revela valores esteticos e historicos de um predio. E uma acao realizada em carater excepcional, ou seja, nao e uma atividade rotineira como a conservacao. Outro fato muito importante sobre o restauro e que ele e baseado somente em documentos oficiais do monumento/ predio.

III) Dando um exemplo sobre as obras de arte que estao em um museu, a conservacao preventiva diz respeito ao controle da temperatura, luminosidade e umidade para evitar o desgaste excessivo dessa obra.

Perguntas interessantes