Os argumentos para a existência de Deus normalmente incluem questões metafísicas, empíricas, antropológicas, epistemológicas ou subjetivas. Os que acreditam na existência de uma ou mais divindades são chamados de teístas, os que rejeitam a existência de deuses são chamados ateus. Santo Tomás de Aquino, filósofo da Escolástica, elaborou 5 demonstrações para provar a existência de Deus, com base no pensamento Aristotélico. Marque a alternativa correta: *
a) Para Tomás de Aquino a Existência do Deus Cristão estava claramente demonstrada pela teoria dos motores móveis que afirmava como o universo foi criado.
b) Para Tomás de Aquino a existência de Deus poderia ser demonstrada apenas por fórmulas matemáticas, por exemplo, pela soma e subtração dos graus de perfeição.
c) Para Tomás de Aquino a existência de Deus poderia ser atestada pela existência de outros deuses, assim cada deus seria um ser necessário para a existência de um deus maior, ou seja, Deus.
d) Para Tomás de Aquino a existência de Deus pode ser explicada por meio da observação da ordem do universo, pois somente uma inteligência ordenadora poderia produzir coisas ordenadas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra C
Explicação:
estava na minha correção da atividade que o professor passou na minha aula de filosofia.
Resposta:
E a Letra D
Explicação:
Pois Existe uma ordem admirável no Universo que é facilmente verificada, ora toda ordem é fruto de uma inteligência ordenadora, não se chega à ordem pelo acaso e nem pelo caos, logo há um ser inteligente que dispôs o universo na forma ordenada. Com efeito aquilo que não tem conhecimento não tende a um fim, a não ser dirigido por algo que conhece e que é inteligente, como a flecha pelo arqueiro. Logo existe algo inteligente pelo qual todas as coisas naturais são ordenadas ao fim, e a isso nós chamamos Deus.
Há uma ordem em todos os seres, o menor vegetal, por exemplo, tem órgãos para cada função ordenados para a preservação da espécie. Esta ordem pressupõe uma Inteligência ordenadora, pois a ordem não vem do caos e nem do acaso. Da mesma forma as letras de um livro não são colocadas ao acaso. Logo a ordem existente no mundo prova a existência de uma Inteligência que ordenou todas as coisas nos mínimos detalhes. É necessário que exista uma Inteligência Suprema que tenha ordenado o Universo criado.
Ou seja a que mais se encaixa e a letra D