Os aquíferos mais ameaçados do planeta
A revista Nature publicou um estudo preocupante sobre os aquíferos. Segundo o estudo, nós estamos explorando a água subterrânea em uma velocidade muito maior do que a capacidade desses aquíferos se recuperarem. Os números do estudo indicam que, para acompanhar o ritmo de exploração, os aquíferos precisariam ter área três vezes maior. O estudo estima que, atualmente, pelo menos 1,7 bilhão de pessoas depende de aquíferos e águas subterrâneas que estão ameaçados.
Tendo por base o tema central do texto e seus conhecimentos, os aquíferos correm o risco de desaparecer? E quais medidas devem ser tomadas para evitar esse acontecimento?
Soluções para a tarefa
Resposta
Apesar de serem mais protegidas que as águas superficiais, as águas subterrâneas(aquífero) podem ser poluídas ou contaminadas quando os poluentes atravessam a porção não saturada do solo.
As principais fontes potenciais de contaminação das águas subterrâneas( aquífero) são: os lixões; aterros mal operados; acidentes com substâncias tóxicas; atividades inadequadas de armazenamento, manuseio e descarte de matérias primas, produtos, efluentes e resíduos em atividades industriais, como indústrias químicas, petroquímicas, metalúrgicas, eletroeletrônicas, alimentícias, galvanoplastias, curtume, etc.
Fiscalizar possíveis poluidores, como fábricas, indústrias ou latifúndios e monitorar aquíferos e mananciais são o princípio da preservação das águas doces. Estabelecer padrões de qualidade ambiental e punir poluidores de forma que não compense a reincidência também são medidas importantes para a preservação do aquífero.
Explicação:
Espero ter ajudado ;)
BASEADO EM: Pesquisas
RESUMO DE: gianlucca254
Em: 29-09-2020
Resposta:
Apesar de serem mais protegidas que as águas superficiais, as águas subterrâneas(aquífero) podem ser poluídas ou contaminadas quando os poluentes atravessam a porção não saturada do solo.
Explicação: .-.........