Os antimicrobianos são substâncias produzidas por um organismo ou obtidas sinteticamente, que destroem ou inibem o crescimento dos microrganismos. A ação destas substâncias químicas dá-se de forma seletiva sobre as células invasoras patogênicas. Antes da descoberta dos antibióticos havia pouca esperança de cura entre os enfermos. Por exemplo, a meningite apresentava 100% de letalidade e diminuiu para aproximadamente 2 a 10% após a descoberta dos antibióticos.
Quando se conhece a etiologia da doença devem-se prescrever sempre drogas de menor espectro, de menor toxicidade, de maior potência e que atinja maior nível no local da infecção e, se não surtir efeito, trocar o mais rápido possível para uma droga de maior potência, de acordo com o estado clínico do paciente.
As drogas antimicrobianas podem funcionar de cinco modos: inibição da síntese de parede celular, inibição da síntese de proteínas, inibição da síntese de ácidos nucleicos, dano à membrana plasmática ou inibição da síntese de metabólitos essenciais.
Com a finalidade de que ocorra uma cura rápida e eficiente para uma determinada patologia, sem que haja o surgimento de resistência à droga antimicrobiana aplicada, devemos ter como base os seguintes argumentos:
1- Evitar o uso indiscriminado de antibióticos.
2- Utilizar dosagens suficientemente altas de um antibiótico apropriado para dominar uma infecção rapidamente.
3- Utilizar o antibiótico pelo tempo recomendado.
4- Utilizar uma combinação de antibióticos de eficiência comprovada.
5- Mudar para um antibiótico diferente tão logo um organismo mostre sinais de resistência.
Assinale a opção que representa a ordem correta dos argumentos:
Escolha uma:
a. 2 - 1 - 4 - 5 - 3.
b. 4 - 5 - 3 - 2 - 1.
c. 1 - 3 - 2 - 5 - 4.
d. 1 - 2 - 3 - 4 - 5.
e. 1 - 4 - 2 - 5 - 3.
Soluções para a tarefa
e-)1 - 4 - 2 - 5 - 3
Evitar o uso indiscriminado de antibióticos, usar as combinações com eficiência comprovada, utilizar doses apropriadas, mudar o antibiótico usado no primeiro sinal de resistência e utilizar peplo tempo recomendado. Essa é a ordem dos argumentos (alternativa E).
O problema dos antibióticos convencionais
Eles promovem resistência bacteriana, criando cepas cada vez mais resistentes, isso já vêm acontecendo a décadas pelo uso inadequado, em doses erradas e por um tempo errado.
Por exemplo, infecções de garganta por estreptococos podem ser tratadas com amoxicilina de 500 mg a cada 8 horas por ao menos 7 dias, isso é o mínimo, mas muitas pessoas param de tomar à medida que os sinais da doença somem.
Venha estudar mais sobre a resistência bacteriana
https://brainly.com.br/tarefa/13266013