História, perguntado por goncalvessantanaroch, 9 meses atrás

Os antigos romanos passaram a ampliar seu domínio territorial sobre a península Itálica a partir do século IV a.C. Com o tempo, foram além do mar Mediterrâneo e conquistaram um enorme império que trouxe grandes riquezas, mas, também, grande pobreza. É muito comum publicações sobre a História de Roma mencionarem que há duas formas de explicação para a origem da cidade.

Como são essas duas explicações?

Soluções para a tarefa

Respondido por anacarlax61
3

Resposta:

Origem de Roma: explicação mitológica

Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam a cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma.

Origem de Roma: explicação histórica

De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da península itálica: gregos, etruscos e italiotas.

Desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade, nesta época, era formada por patrícios (nobres proprietários de terras) e plebeus (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários). O sistema político era a monarquia, já que a cidade era governada por um rei de origem patrícia.

A religião neste período era politeísta, adotando deuses semelhantes aos dos gregos, porém com nomes diferentes. Nas artes destacava-se a pintura de afrescos, murais decorativos e esculturas com influências gregas.

Perguntas interessantes