Os antigos romanos foram os primeiros a usar extensivamente o arco arquitetônico em suas construções. A propriedade mais notável do arco é que as pedras que o compõem permanecem em equilíbrio devido somente às forças mútuas de contato, sem necessidade de argamassa para cimentá-las umas às outras. Considere que o arco representado na figura ao lado está, desse modo, em equilíbrio e que cada uma de suas pedras pesa 150N.
Determine a direção e o sentido da resultante das forças que as pedras laterais D e E exercem sobre a pedra central C e calcule seu módulo
Soluções para a tarefa
Sabemos que a direção,módulo e o sentido da resultante das forças que as pedras laterais D e E exercem sobre a pedra central C é de 220N, vertical, para cima.
Vamos aos dados/resoluções:
Já que é de conhecimento que o bloco C estando em equilíbrio, a resultante das forças que nele atuam devem ser completamente nulas. Portanto, o peso que é vertical e para baixo, deve sim ser equilibrado por uma força de mesma direção, mesmo módulo e sentido oposto. A resultante das forças aplicadas pelos blocos D e E é vertical, para cima e terá intensidade igual a 220N.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)
Resposta:
AI especialistas que aprovaram essa resposta precisam rever essas e milhoes pq essa e entre outras respostas marcadas como corretas por vcs estao erradas.
A resposta deveria ser algo nesse nivel:
A pedra C está em repouso, portanto a resultante das forças que agem sobre ela é ZERO, contando com o peso.
Como o exercício pede a resultante das duas outras pedras, elas só podem apontar para cima, opondo-se ao peso de C, para somar-se a ele e resultar em zero.
ResultanteD+E = PesoC
ResultanteD+E = 150N
Explicação: